Home ANAFISCO  A Blockchain vai acabar com os cartórios? 

 A Blockchain vai acabar com os cartórios? 

por ANAFISCO

A Blockchain é um sistema de compartilhamento de informações. Ele é formado por blocos de dados que armazenam elementos, formando uma corrente. Inicialmente, ele foi criado para realizar transações de criptomoedas. Mas, por causa da segurança e agilidade, ela está sendo usada em diversos ramos de negócios, já que qualquer item pode ser negociado e rastreado.

Por exemplo, a Blockchain pode auxiliar a autenticar compra e venda e registrar documentos, sem a necessidade de um intermediário. Por isso, surge a questão: a Blockchain vai acabar com os cartórios?

Veja a resposta a seguir!

A Blockchain vai acabar com os cartórios? Por quê?

Apesar das vantagens da Blockchain, é pouco provável que essa tecnologia substitua os cartórios no Brasil. Atualmente, esses órgãos prestam serviços técnicos e administrativos para assegurar a autenticidade, eficácia, segurança e publicidade dos atos jurídicos. Por isso, todos os cidadãos precisam desses serviços durante a vida.

Apesar disso, os procedimentos tradicionais são muito custosos e burocráticos. Por essa razão, cada vez mais cartórios estão investindo em digitalização de processos, como assinatura de documentos e emissão de documentos.

Nesse sentido, a Blockchain poderia acelerar grande parte dos processos dos cartórios, garantindo maior legitimidade e confiança e menor custo. Entretanto, por serem instituições antigas, os cartórios detêm uma enorme quantidade de informações. Diferente do que acontece em outros países, essas informações têm validade civil — e esse é o principal motivo da Blockchain ainda não ter validade no Brasil.

Além disso, a substituição completa dos cartórios pela Blockchain ainda não é viável porque, embora as informações sejam de acesso público, somente uma parte de cada operação pode ser acessada integralmente; o que compromete a publicidade necessária em determinados atos públicos.

Para contornar essa situação, a Blockchain teria que ser totalmente pública. Contudo, essa tecnologia ainda não é estável o suficiente para ser usada comercialmente em grande escala.

De qualquer forma, a Blockchain pode transformar os modelos dos cartórios, pois funciona como um livro de contas digital que é escalável, seguro e barato. Ao centralizar os registros de uma transação, a tecnologia reduz o número de intermediários e, consequentemente, os erros.

Ao implementar a Blockchain, os cartórios poderiam deixar de ser uma entidade isolada para integrar um sistema nacional, onde os cidadãos poderiam autenticar seus documentos uma vez e acessá-los em qualquer lugar do país, independentemente em onde foram registrados.

De fato, embora a Blockchain não vá acabar com os cartórios, ela pode modernizá-los.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por