As ferramentas do Marketing Digital podem ser empregadas por instituições sem fins lucrativos como forma de incluir social e empoderar os indivíduos que são excluídos da sociedade. Neste sentido, são trabalhados dos conceitos que acabam por se misturar.
O primeiro deles é o da Inclusão Digital, que trata sobre a inserção das sociedades no ambiente digital. Ele trata sobre os aspectos técnicos desse tipo de inclusão, como o acesso aos equipamentos necessários (notebooks e smartphones), a capacidade de uma comunidade utilizar essas ferramentas e o grau de intimidade que seus indivíduos possuem com o tipo de linguagem utilizada.
A partir desse conceito, surge um outro, o de inclusão sociodigital, caracterizado por apresentar uma abordagem mais prática, direcionada para o sistema político. Funciona como um movimento que procura formas de incluir uma comunidade dentro do ambiente digital.
Com o aumento da inclusão sociodigital é possível fazer uso do Marketing Digital como uma maneira de entrar em contato com essa comunidade e oferecer para os seus indivíduos um cabedal de informações que vão, de certa forma, auxiliar no processo de inserção dessas pessoas na sociedade, assim como, vai oferecer meios e oportunidades para que eles possam se emancipar e conquistar seu lugar de direito.
Fonte: Grupo Editores do Blog.