1. Tecnologias de Baterias Flexíveis
Especialistas em engenharia garantem que uma das tecnologias mais promissoras para 2024 é a de energia moldada pela flexibilidade.
Estamos falando das baterias flexíveis, que teriam capacidade de dobrar e flexionar sua estrutura, uma solução que faria toda a diferença em dispositivos de menor estrutura. A ideia é que elas possam ser adaptadas a diversas situações, cujo formato maleável possa otimizar espaços pequenos e não convencionais dentro de aparelhos que usamos em nosso cotidiano. Por exemplo, tecnologia vestível e eletrônicos compactos.
2. Inteligência Artificial Generativa
Agora vamos falar de uma tecnologia que pode revolucionar o local de trabalho não só de engenheiros como de muitos outros profissionais. Estamos falando da Inteligência Artificial Generativa. Sem dúvidas, ela já é o maior destaque de 2024, inclusive sendo tema de muitos projetos apresentados na última edição da CES, a maior feita de tecnologia do mundo.
A Inteligência Artificial Generativa é uma subárea da IA que se concentra na criação de novos dados, desde textos a vídeos, e que está prestes a se tornar mais acessível para todos. Novamente citamos os especialistas de mercado, que garantem que este ano iremos testemunhar grandes avanços em diversos segmentos por conta justamente da IA. Inclusive, uma revolução nos locais de trabalho, com o surgimento de novas vagas de trabalho, até mesmo nas indústrias.
Serão valorizados profissionais que saibam trabalhar com Processamento de Linguagem Natural (PLN), subconjunto da IA generativa. Essa tecnologia tem grande potencial de lidar com dados não estruturados, proporcionando oportunidades para equipes de sucesso do cliente e marketing obterem insights valiosos e tomarem decisões informadas.
3. Combustível de Aviação Sustentável
Assim como outros setores do mercado de engenharia, a aviação também promete ser mais sustentável em 2024. Ela está trabalhando para desenvolver e utilizar mais combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), como até mesmo óleo de cozinha e materiais vegetais, alternativa ao combustível convencional, produzida a partir de recursos renováveis e com muito menos emissões de CO2. Traduzindo, a aviação passaria a depender bem menos de petróleo bruto.
4. Metaverso para a saúde
O metaverso é uma tecnologia que trabalha com Realidade Virtual (RV) imersiva. Ela não é uma novidade mais, claro. Porém, em 2024, a engenharia deve trabalhar para disponibilizá-la mais como um braço auxiliar para o campo da medicina. Uma hipótese é focar nas sessões terapêuticas para promoção da saúde mental, como o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade e fobias. Nesse caso, o metaverso funcionaria como um ambiente seguro e controlado para os pacientes. Já os profissionais explorariam esse ciberespaço para simular cenários para o tratamento dessas pessoas.
5. Inteligência Artificial para a saúde
Para concluir, voltamos para a Inteligência Artificial. Não dissemos antes que a IA iria revolucionar o ano de 2024? Pois bem, de acordo com algumas previsões, a tecnologia também pode transformar o setor da saúde, sendo usada como ferramenta auxiliar para diagnóstico eficaz, possibilitando a medicina personalizada e acelerando a descoberta de medicamentos. A expectativa é que isso também possa levar a uma redução dos cursos de saúde e também à redefinição da forma como vivemos, trabalhamos e cuidamos de nossa saúde.
Observação: Alguns especialistas questionam, porém, a questão ética no uso da IA na saúde, considerando que poderia levar ao comprometimento de privacidade e preconceitos algorítmicos, demandando regulamentação rigorosa.