Home ANAFISCO 5 Evoluções tecnológicas das cidades do Qatar para a Copa do Mundo 2022

5 Evoluções tecnológicas das cidades do Qatar para a Copa do Mundo 2022

por ANAFISCO

Nuvem artificial, bola mais rápida do planeta, áreas de refrigeração abertas e várias outras inovações serão utilizadas.

A Copa do Mundo de Futebol 2022 começa no dia 21 de novembro e será disputada no Qatar, uma das regiões que se destaca pelos luxos e pela temperatura escaldante.

Os cientistas pensaram em várias soluções para driblar as questões ambientais do local e oferecer o máximo de conforto para o público que vai acompanhar aos jogos da Copa. Confira algumas das inovações tecnológicas mais impressionantes do evento.

Confira toda a tecnologia da Copa 2022 no Qatar

1 – Nuvem artificial para refrescar

O Qatar apresenta um clima bastante quente, onde as temperaturas facilmente ultrapassam a casa dos 40°C. Para os brasileiros, isso não é uma grande novidade, mas para moradores de outros países é algo que pode incomodar bastante.

No entanto, não é apenas o público da Copa do Mundo que vai sofrer com o calor, já que os jogadores também apresentam um desgaste físico maior. Para burlar as altas temperaturas, os cientistas burlaram uma espécie de nuvem artificial.

Drones sobrevoam os estádios e disparam um composto de hélio para formar nuvens. Além de refrescar o ambiente, a tecnologia ajuda a filtrar os raios solares.

2 – Roupas com inteligência

Quem for ao Qatar acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2022 vai poder utilizar uma camiseta inteligente. A função dela se aproxima bastante a do smartwatch. O tecido é capaze de monitorar o coração, a respiração e o nível de hidratação do corpo.

As camisas inteligentes são dispositivos que servem para dar mais segurança durante o evento, além de prevenir problemas de saúde.

3 – Bola mais rápida da história

Se você achou que as inovações tecnológicas se bastavam em aparelhos inusitados, saiba que elas estão presentes nos detalhes mais fundamentais e comuns, como na bola dos jogos, chamada de Al Rihla.

Essa bola de futebol problema ser a mais rápida de todos os tempos e também a mais precisa. O revestimento da Al Rihla conta com a tecnologia speedshell, que tem por fim aumentar a aerodinâmica, além de contar com sistema de retenção total do calor, sem variar a temperatura interna dela.

4 – Zonas de refrigeração externa

Você certamente aprecia um bom ar-condicionado em um dia escaldante do Verão brasileiro. É com esse pensamento que uma ampla rede de refrigeração entrará em funcionamento nos dias de jogos da Copa.

Bares, restaurantes, hotéis e muitos locais serão refrigerados em até 23°C. no entanto, existem zonas de “frio” em ambientes externos das cidades, como praças, por exemplo. As áreas terão uma temperatura mais agradável do que outras. Até mesmo os estádios da Copa serão climatizados.

5 – Cidades com tecnologia de ponta e bem planejadas

Vários locais de jogos já foram preparados no Qatar para receber os visitantes com tecnologia de ponta. A internet 5G estará ativa em qualquer região, mas isso não é o principal.

A cidade sede dos jogos, Lusail, foi construída do zero, no meio do deserto do Qatar. Tudo nela foi milimetricamente pensado e ela conta com vários dispositivos inteligentes. Os turistas vão conferir: iluminação especial, sistema de resfriamento, sinalização de última geração, rotas bem planejadas, estacionamento subterrâneo, táxi aquático, ilha artificial, hotel flutuante e muito mais.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por