Home ANAFISCO 5 dicas para facilitar as atividades de uma gestão pública municipal

5 dicas para facilitar as atividades de uma gestão pública municipal

por ANAFISCO

gestão pública municipal tem passado por mudanças interessantes desde a década de 1990. Muitas leis têm sido criadas, com o intuito de aproximar a administração pública da população e estabelecer uma relação mais transparente entre eles.

As possibilidades de melhoria na gestão pública municipal são vastas, porém desafiadoras, por uma simples questão de continuidade: novas eleições ocorrem a cada quatro anos, com troca de governantes e de suas equipes técnicas, o que muitas vezes impossibilita a finalização de projetos.

Além disso, o atual cenário nacional e mundial traz novos desafios às gestões públicas. Os próximos governantes assumirão seus postos tendo que lidar com incertezas sobre a situação econômica, as questões de saúde pública e a carência de recursos para projetos dentro das prefeituras. Como lidar com todas essas questões e ainda facilitar as atividades da gestão pública municipal? Algumas dicas podem ser de grande ajuda aos gestores, acompanhe!

1. Otimização de despesas e corte de gastos

Uma gestão adequada dos gastos públicos deveria ser a prioridade número 1 de qualquer gestão. Analise as despesas do seu setor em detalhes, descobrindo gastos que poderiam ser reduzidos ou até evitados. Conscientizar a equipe sobre gastos desnecessários, economia de recursos e sustentabilidade nas contas públicas também pode ajudar a gestão a otimizar as despesas. Aposte na tecnologia de sistemas de controle e gestão financeira para te ajudar no corte de gastos.

2. Melhorias na comunicação interna

A comunicação interna é um desafio para empresas privadas e, mais ainda, para a gestão pública. Problemas na comunicação são o principal obstáculo para implantação de melhorias. Por isso, invista em uma comunicação assertiva, que vai contribuir para que a equipe fale a mesma língua e siga os mesmos protocolos.

Priorize sempre na comunicação direta e pessoal ao invés de mensagens por meios eletrônicos. Conversar pessoalmente é a melhor forma de evitar mal entendidos e desvios na mensagem. Sempre que necessário, faça reuniões com a equipe e deixe claro cada passo dos projetos, mas não dispense conversas particulares com cada colaborador e feedbacks, que muitas vezes são deixados de lado na administração pública. Quando o gestor demonstra interesse e participação ativa, a equipe se sente muito mais motivada.

3. Aceleração nos processos

A burocracia pode ser um grande entrave nos processos públicos, que podem acabar paralisados. Criar um mapeamento de todos os processos, seus custos e necessidades burocráticas podem ser um caminho para evitar perda de tempo e se adiantar a futuros pedidos. Com sistemas de controles para protocolos, documentações, portarias e licitações, aceleram-se os processos, se ganha tempo e, consequentemente, eficiência na gestão. Conte com a tecnologia de softwares especializados para isso.

4. Utilize tecnologias para gestão pública

Como dissemos em tópicos anteriores, alguns softwares são de grande ajuda para melhoria de processos, otimização do tempo e gestão financeira de uma prefeitura. Investir em tecnologias específicas para a gestão pública pode ser a grande diferença entre a morosidade e a modernidade. Esses sistemas podem te ajudar a controlar, quantificar e até acelerar as demandas que chegam todos os dias, aumentando a produtividade. A transição entre os métodos antigos e os novos pode ser um pouco desafiadora, mas com paciência e treinamento, sua equipe estará habilitada para maneiras mais eficientes de trabalho.

5. Transparência

O acesso às informações públicas é um direito do cidadão. E é dever da gestão ser transparente com a população, deixando livre o acesso aos dados. Mas, como isso pode facilitar as atividades municipais? Simples: a transparência das ações e contas públicas é a principal ferramenta na luta contra a corrupção. E a corrupção é um mal que atrasa o desenvolvimento da gestão pública, tornando-a mais lenta, burocrática e retirando os recursos que transformariam as cidades. As ações que falamos anteriormente se tornam menos eficientes em uma gestão onde há corrupção. Por isso, investir na transparência é uma das atividades mais importantes da administração pública.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por