Home ANAFISCO 15 ideias inovadoras com potencial para mudar o mundo

15 ideias inovadoras com potencial para mudar o mundo

por ANAFISCO

Um total de 2 mil participantes enviaram suas ideias para a Fast Company, uma revista de tecnologia e empreendedorismo. O resultado foi a criação de 15 ideias inovadoras que são capazes de mudar o mundo, que foram apresentadas no 2019 World Changing Ideas Awards.

Continue a leitura para saber quais são essas ideias, que giram em torno de sistemas, estruturas, enfim, não perca.

Lista das 15 ideias inovadoras com potencial de mudar o mundo

Aira

Aira é um sistema que utiliza de tecnologia, com um aplicativo no celular e um óculos para ajudar pessoas com a visão comprometida total ou parcialmente. O óculo é capaz de fazer a leitura de um ambiente e de textos, colaborando para tornar os locais mais acessíveis a esse público.

Uncensored Playlist

Os governos que restringem a informação ao povo não possuem total controle das músicas em plataformas. Essa é a premissa que faz com que o Uncensored Playlist seja fundamental nessas nações, já que forma áudios com o que está acontecendo no mundo sem que isso seja rastreado.

Butterfly IQ

O Butterfly IQ é um sistema que permite a realização de exames de imagem, como ressonância e ultrassom, com o uso apenas de um celular. Isso é revolucionário quando pensamos na dificuldade de levar máquinas para espaços de menor acesso, como cidades do interior.

Ryse Commons

Um espaço onde ensino onde as crianças podem aprender sobre alimentação, criatividade, política e meditação. Esse é o Ryse Commons, espaço que preza pela saúde física, mental e intelectual dos alunos, trazendo um ambiente mais leve do que a escola como conhecemos atualmente.

Flood Concern

O Flood Concern é capaz de identificar pontos de alagamento em um mapa, projetando em situações, por exemplo, como o furação Harvey. Esse sistema inclusive já foi contratado por cidades como São Francisco e Los Angeles, porque antecipa locais que estão mais sujeitos a sofrer com esses e outros fenômenos.

Meraki Margdarshaq Project

Meraki Margdarshaq Project é um sistema que visa trazer ajuda para pais estressados utilizando as atividades escolares para isso. A ideia desse projeto é intensificar os laços familiares, unindo professores e pais para criar atividades que formem esse vínculo ao mesmo tempo em que os pequenos aprendem.

Roo

Pautado na inteligência artificial, o Roo é um chatbot, um sistema capaz de conversar com adolescentes e jovens sobre sexualidade. A ideia é ajudar aqueles que se sentem envergonhados a buscar informação em local seguro, diferente de alguns espaços na internet e se preciso, Roo indica o contato de médicos especialistas.

EPIC Chassis

EPIC Chassis é uma estrutura que permite os caminhões funcionarem de maneira elétrica, que pode ser trocada pela tradicional. E o mais interessante é que o caminhoneiro consegue pagar em pouco tempo por conta da economia que terá em combustível.

Upsolve

O sistema do Upsolve colabora para empresas m processo de falência, no qual há bastante burocracia. Assim, o sistema ajuda a resolver tudo de maneira mais rápida, colaborando para a regularização e pagamento de dívidas.

Outrider Bomb Blast

Prever os impactos de uma bomba nuclear é interessante para educar a população sobre os perigos e sobre os estragos naturais. É isso que o Outrider Bomb Blast faz, simula e mostra quais serão os impactos da explosão de uma bomba nuclear em um espaço específico.

Spinnova

Os rejeitos de madeira e da agricultura se transformam em tecido com esse projeto, que fabrica num formato totalmente mecânico. Além de poupar mais água que o processo do algodão e utilizar menos químicos que o processo do poliéster.

Incluse

O Incluse é um aparelho auditivo, seu diferencial é a aparência, porque é discreto e semelhante a um brinco. A sua função é trazer praticidade para quem precisa utilizar sem que a autoestima seja comprometida, uma ótima alternativa para quem ainda se sente inseguro com o dispositivo.

Energy Vault

O Energy Vault tem a função de ajudar a poupar energia que não foi gasta em usinas de energia solar. Funciona com um guindaste erguendo um muro de tijolos e, se parte da energia não foi usada, ele consegue destruir o muro e gerar força para devolver a energia.

BanQu

BanQu é um aplicativo que visa trazer mais segurança para agricultores em países em desenvolvimento. Todas as informações sobre a produção, controle e até pagamentos podem ser feitos lá. E sua funcionalidade já foi comprovada na Uganda, onde já é usado por cerca de 7 mil agricultores.

Apeel

Trata-se do desenvolvimento de uma cobertura para as frutas durarem mais no processo até chegar ao consumidor. O material é orgânico, feito a partir da própria fruta, e aumenta o período de duração do alimento, diminuindo o desperdício e prejuízo dos produtores.

Sem dúvida, as pessoas são capazes de gerar ideais surpreendentes e que podem mudar o mundo como conhecemos hoje. Seja pensando no bem-estar coletivo, sobre saúde e acessibilidade, seja na preservação dos recursos naturais, com estruturas inovadoras.

Fonte: Grupo Editores do Blog

Você também pode se interessar por