Home ANAFISCO Você sabia que um aeroporto na Itália terá um vinhedo no telhado?

Você sabia que um aeroporto na Itália terá um vinhedo no telhado?

por ANAFISCO

No país do vinho, um importante aeroporto será marcado por cachos de uva em seu telhado. Trata-se do Aeroporto Firenze-Peretola, em Florença, que em breve recepcionará turistas com um vinhedo de 7,7 hectares.

Aeroporto na Itália tem design inovador com vinhedos no telhado

Serão 38 fileiras de vinhedos produtivos no telhado, proporcionando isolamento térmico que contribui para a classificação de sustentabilidade LEED Platinum do edifício. Esta estrutura homenageia Florença como o “coração da famosa região vinícola italiana”, a Toscana, destacando-se como um símbolo do passado e do futuro inovador.

Estrutura e produção de vinho local

O projeto é sustentado por estruturas lineares de concreto pré-moldado. Entre essas estruturas inclinadas e elevadas, claraboias permitirão a entrada de luz natural no terminal. 

O vinhedo no telhado faz parte da renovação do terminal de voos internacionais, com a produção de vinho sob responsabilidade de um dos principais vinicultores da região, que envelhecerá as safras no local.

Sustentabilidade e conexão com a cidade

O novo terminal, com capacidade para receber mais de 5,9 milhões de passageiros por ano, também será interligado a um sistema de transporte multimodal, facilitando a conexão do aeroporto à cidade de Florença. 

Por baixo das vinhas, uma grande praça facilitará a circulação dos passageiros, criando um fluxo claro e mantendo uma conexão visual com o destino final.

Boa experiência dos passageiros é objetivo desse aeroporto na Itália

A ideia é melhorar a experiência, reduzindo a distância que os passageiros precisam percorrer. O projeto, com conclusão prevista para 2035, visa transformar o aeroporto em um marco da sustentabilidade e da tradição vinícola.

Outros aeroportos referência em design e inovação

Além do Aeroporto Firenze-Peretola, outros aeroportos ao redor do mundo são reconhecidos pelo design e inovação, como o Aeroporto Jewel Changi, em Cingapura, que abriga uma floresta tropical coberta e a maior cachoeira indoor do mundo. 

Aeroporto Jewel Changi

O Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar, impressiona com sua arquitetura futurista e compromisso com a arte, abrigando várias esculturas e instalações artísticas. 

Já o Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, é conhecido por suas experiências culturais, com museus, jardins e exposições. Essas estruturas mostram como os aeroportos podem ser muito mais do que meros pontos de trânsito, elevando a experiência de viagem ao nível de arte e inovação.

Você também pode se interessar por