Home ANAFISCO Veja quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Veja quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

por ANAFISCO

Uma cidade inteligente apresenta um sistema robusto de tecnologia que possibilita a circulação de vários dados em tempo real. Isso garante que as principais organizações consigam monitorar seu desempenho quanto ao gasto de energia, mobilidade urbana e outros indicadores. O desempenho de uma determinada região deve ser mensurado, buscando melhorar a eficiência do funcionamento dos serviços disponíveis para a população.

Avaliando a qualidade dos espaços urbanos

 De acordo com o ranking Connected Smart Cities, é possível estabelecer 11 eixos capazes de avaliar a qualidade urbana das cidades: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia & inovação e saúde. Lembrando que essas métricas conseguem caracterizar quais são as localidades mais desenvolvidas quando comparadas àquelas que menos investem em sustentabilidade, dado que o Brasil ainda precisa aprimorar seus processos.

As 10 melhores smart cities brasileiras

São Paulo (SP): 37,584

Florianópolis (SC): 37,385

Curitiba (PR): 37,375

Brasília (DF): 37,314

Vitória (ES): 37,182São

Caetano do Sul (SP): 36,942

Rio de Janeiro (RJ): 36,907

Campinas (SP): 36,389

Niterói (RJ): 36,309

10° Salvador (BA): 36,187

Confira outros aspectos do ranking

A pontuação é baseada nos próprios indicadores e o ranking considera um estudo que engloba todo o território nacional. Os pesquisadores disponibilizam na página do Connected Smart Cities um quadro geral com todos os resultados, no qual estão disponíveis consultas individuais sobre cada um dos eixos. Os levantamentos são realizados anualmente e ficam salvos nas pastas.

Em busca de novas soluções

Comparando as cidades inteligentes brasileiras com as melhores do mundo, como Tóquio, Oslo, Nova Iorque, Amsterdã, é preciso reconhecer algumas dificuldades de pontuar bem em todos os cenários. Por exemplo, apesar de São Paulo ter uma boa avaliação quanto a malha de transportes, enfrenta graves problemas com a educação. Portanto, apesar de estar em constante busca por novas soluções, a mudança requer um esforço para corrigir as falhas que comprometem um futuro sustentável.

Você também pode se interessar por