Home ANAFISCO Qual a importância de um plano de capacitação anual para servidores? Entenda do que se trata

Qual a importância de um plano de capacitação anual para servidores? Entenda do que se trata

por ANAFISCO

O Plano de Capacitação serve como um norte para as ações de capacitação, pois além de definir critérios e metodologias que serão utilizadas para o desenvolvimento profissional dos servidores, também auxilia-os a desempenhar com mais eficiência suas competências. 

O Plano de Capacitação é o reflexo da busca do setor público por excelência e pela melhoria da qualidade dos serviços ofertados à comunidade.

Costuma ter uma metodologia orientada para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que sejam necessárias ao desempenho das atividades dos servidores dentro do setor. 

Essas ações de capacitação possuem como objetivo adequar as competências individuais às competências necessárias a cada cargo, promovendo o desenvolvimento contínuo do servidor.

O foco, naturalmente, é a efetividade, a fim de oferecer melhores serviços ao cidadão usuário de serviços públicos

Ferramenta é utilizada para desenvolvimento dos servidores

Através do Plano de Capacitação, o servidor poderá adquirir competências necessárias por meio de ações organizadas que atendam a três níveis de competências: 

  • Competências fundamentais: Que se referem ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a todos os servidores
  • Competências gerenciais: Que se referem às competências que os servidores que ocupam cargo de chefia e possuam equipes sob sua coordenação devem desenvolver como pré-requisito para o exercício de funções gerenciais. 
  • Competências específicas: Que se referem às competências técnicas ou vinculadas às especificidades de cada setor.

Através do plano de capacitação anual é possível estabelecer boas práticas sobre as ações que levam a uma formação continuada, além de também ampliar as políticas voltadas às relações de trabalho, melhorando dessa forma, os serviços prestados à sociedade.

Cidades que investem em planos de capacitação de servidores

Em Niterói, no Rio de Janeiro, o desenvolvimento dos servidores é uma das prioridades da gestão municipal, que inclusive, está prevista no planejamento estratégico “Niterói Que Queremos” e no Programa “Niterói mais Resiliente”, lançado em 2017. 

O Plano de Capacitação atua no planejamento, na execução e na avaliação das atividades relacionadas à formação, à especialização, à atualização e  também ao desenvolvimento dos servidores municipais. 

Para o Plano de Capacitação 2022 – 2023, a aposta foi em uma construção mais participativa, com a realização de uma ampla consulta pela Prefeitura de Niterói, como forma de captar os conhecimentos, habilidades e comportamentos que serão necessários para que a administração municipal funcione de forma mais eficaz.

Você também pode se interessar por