Home ANAFISCO Origem do nome: por que Taubaté se chama Taubaté?

Origem do nome: por que Taubaté se chama Taubaté?

por ANAFISCO

A cidade de Taubaté está localizada no estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, e possui uma história rica e fascinante. A origem do nome Taubaté remonta ao período pré-colonial, quando a região era habitada pelos índios Guaranis.

De acordo com a lenda indígena, Taubaté significa “terra das muitas águas”, em referência aos inúmeros rios, córregos e nascentes que existem na região. Acredita-se que os índios escolheram esse nome devido à grande quantidade de água que existia na região e que era fundamental para a sua sobrevivência.

No entanto, há também outras teorias sobre a origem do nome Taubaté. Algumas delas afirmam que o nome vem da palavra “Itaubá”, que significa “rio das tainhas” em tupi-guarani. As tainhas eram peixes muito comuns na região, e teriam sido uma importante fonte de alimento para os índios.

São inúmeras teorias acerca do nome de Taubaté

Outra teoria sobre a origem do nome Taubaté é que ele vem da palavra “tava-iybaté”, que significa “rio das conchas” em tupi-guarani. Essa teoria sugere que a região era rica em conchas, que eram usadas pelos índios como enfeites e também como utensílios.

Já outra teoria é de que o nome tem origem na língua tupi-guarani, sendo que uma das possíveis interpretações é “Tab-a-etê”, que significa “taba verdadeira”, ou seja, a residência do chefe. Outra possibilidade é que venha de “Tauha-b-etê”, que significa “muito barro ou argila”.

História da cidade paulista

Independentemente da origem exata do nome Taubaté, é certo que a região era habitada pelos índios Guaranis muito antes da chegada dos colonizadores portugueses. Com a chegada dos portugueses, a região foi incorporada à Capitania de São Vicente, e em seguida à Capitania de Minas Gerais.

Durante o século XVIII, Taubaté se tornou um importante centro comercial, devido à produção de açúcar e café. A cidade também foi palco de importantes eventos históricos, como a Revolução de 1842, que foi liderada pelo taubateano Antônio de Sousa França.

No século XX, Taubaté se desenvolveu ainda mais, com a chegada de indústrias como a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Volkswagen. Atualmente, a cidade é um importante polo industrial e comercial, além de ser um importante centro educacional, com universidades e escolas técnicas de renome.

Além de sua importância histórica e econômica, Taubaté também possui uma rica cultura, com diversos eventos e manifestações culturais ao longo do ano. A cidade é conhecida por seus festivais de música, dança e teatro, além de eventos tradicionais como a Festa de São Benedito e a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Em termos de patrimônio histórico, Taubaté possui diversos monumentos e construções importantes, como a Igreja Matriz de São Francisco das Chagas, o Museu Mazzaropi e o Teatro Metrópole. A cidade também é cercada por belas paisagens naturais, como a Serra da Mantiqueira e a represa do Paraibuna.

Curiosidades sobre Taubaté

Taubaté é conhecida por ser o berço da literatura infantil no Brasil. Isso porque, em 1920, nasceu Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira e autor de obras como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”. A casa onde Lobato nasceu é atualmente um museu dedicado ao escritor e a sua obra.

Além disso, a cidade de Taubaté também é conhecida por ter sido o local onde foi instalada a primeira indústria automotiva do Brasil. Em 1956, a Volkswagen inaugurou uma fábrica na cidade, que produzia o Fusca e outros modelos de carros. A fábrica ainda existe atualmente e é uma das mais importantes da Volkswagen no país.

Você também pode se interessar por