Home ANAFISCO NEOM: Conheça a cidade futurista criada pela Arábia Saudita

NEOM: Conheça a cidade futurista criada pela Arábia Saudita

por ANAFISCO

A Arábia Saudita está causando curiosidade com sua construção de uma cidade futurística em pleno deserto e totalmente do zero que pode custar US$ 500 bilhões para ser concluída. Para muitos, a cidade está sendo vista como um esforço para o país tentar melhorar sua imagem perante o mundo.

O projeto, criação do líder da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, também conhecido como MBS, cobre uma área de mais de 10.000 milhas quadradas, o que significa quase o tamanho do estado de Massachusetts. 

De acordo com Ali Dogan, pesquisador do instituto Leibniz-Zentrum Moderner Orient, em entrevista à CNBC: “Portanto, Mohammed bin Salman quer se projetar como um líder liberal dentro da família real conservadora da Arábia Saudita”.

 “Neom é um megaprojeto visto na Arábia Saudita e na população jovem saudita como parte desse processo de liberalização.”

Controvérsias sobre o projeto

O projeto vem causando polêmicas.

Primeiramente porque dizem que é mais uma tentativa do príncipe herdeiro de melhorar sua imagem depois que os EUA chegaram à conclusão de que ele estava por trás do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que ocorreu em 2018. 

Além disso, também está sendo visto como uma forma de desviar a atenção do histórico de desrespeito aos direitos humanos pelos quais a Arábia Saudita é conhecida.

O que é o projeto NEOM na Arábia Saudita?

Chegando com um conceito de um ‘novo futuro’, o nome NEOM é derivado de duas palavras: do antigo prefixo grego neo – que significa ‘novo’, em junção com a letra M da abreviação de ‘mostaqbal’, que no árabe significa ‘ futuro’.

 NEOM será formada por quatro regiões chamadas de Sindalah, Trojena, Oxagon e LINE.

Seu planejamento consiste em “reimaginar a vida urbana” incorporando tecnologias de cidades inteligentes e trazendo à realidade conceitos futuristas de planejamento urbano. 

Conheça as 4 regiões

  • Sindalah 

 Sindalah é planejada como um destino voltado para a tecnologia. Nela está prevista a introdução de uma nova estância turística na província de Tabuk. 

A ideia do projeto é que o local seja uma melhoria da natureza, onde se aproveita o local ao longo do Mar Vermelho, dito como tendo um clima ideal durante todo o ano.  

O local contará com um resort centrado no turismo de luxo, com três hotéis que juntos terão cerca de 750 quartos e apartamentos. 

Além disso, o local também contará com uma marina de 86 vagas e 75 bóias offshore adicionais, e acesso a lojas de luxo, praia e iate clube, spa e centro de bem-estar.

Trojena está planejada para as montanhas da província de Tabuk e cobrirá uma área de quase sessenta quilômetros quadrados, em uma região cujas elevações variam de 1.500 metros (4.920 pés) a 2.600 metros (8.530 pés) acima do nível do mar. nível.  

A proposta já está planejada para ser a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. 

Sua conclusão está prevista para 2026, e incluirá esqui o ano todo, um lago artificial de água doce, chalés, vilas e hotéis ultra luxuosos. A expectativa é de que a região abrigará até 9 milhões de residentes até 2045.

Oxagon está planejada para se tornar a maior estrutura flutuante do mundo e se projetar no Mar Vermelho ao sul do Canal de Suez, através de uma via navegável. 

A expectativa é de que, devido à sua posição estratégica, a enorme cidade portuária se torne um centro e uma referência em  tecnologias avançadas e limpas.

Com essa infraestrutura voltada para o futuro, a equipe afirma que o Oxagon operará com energia 100% limpa e poderá abrigar 90.000 residentes até 2030. 

Finalmente, sem dúvidas, a região mais conhecida de NEOM, LINE é alta e estreita.

A cidade terá 500 metros acima do nível do mar e 200 metros de largura e é descrita como ‘uma revolução na vida urbana’.

A região terá uma linha de comunidades conectadas sem a necessidade de carros ou estradas, dando aos moradores acesso à natureza e a todas as suas necessidades diárias a uma distância de caminhada de cinco minutos. 

Além do mais, a equipe por trás do projeto diz que a região será alimentada por 100% de energia limpa.

O projeto, considerado uma revolução para a vida urbana tradicional e também para o urbanismo, foi projetado para aproximadamente 9 milhões de habitantes.

A localização de LINE será como uma ligação entre a costa do Mar Vermelho e o noroeste da Arábia Saudita.

“Sem estradas, carros ou emissões, ele funcionará com 100% de energia renovável e 95% da terra será preservada para a natureza. Ao contrário das cidades tradicionais, a saúde e o bem-estar das pessoas serão priorizados em relação ao transporte e à infraestrutura. Com apenas 200 metros de largura, mas 170 quilômetros de comprimento e 500 metros acima do nível do mar.”, de acordo com o NEOM.

Você também pode se interessar por