Home ANAFISCO Metano do lixo? Saiba se é possível a geração de energia a partir de resíduos

Metano do lixo? Saiba se é possível a geração de energia a partir de resíduos

por ANAFISCO

A revolução industrial, iniciada há cerca de 200 anos atrás, trouxe consigo um novo modo de viver baseado em consumo, o que desencadeou um aumento significativo da produção de lixo. 

Com esse aumento, surgiu uma necessidade de resolver a questão da destinação destes resíduos, que pela sua quantidade e descarte, estão ameaçando o meio ambiente.

Primeiramente, sabemos que o lixo inorgânico pode ser reciclado, só que esse processo, ao contrário do que muitos pensam, também consome água, energia e polui o meio ambiente. 

Isso significa que é muito mais ecológico evitar gerar lixo do que reaproveitá-lo. 

A grande questão é que o lixo orgânico produz o biogás, resultante de uma mistura gasosa fruto da biodegradação da matéria orgânica pela ação de bactérias e ausência de oxigênio. 

Só que esse gás é combustível, e pode ser canalizado como uma fonte alternativa de energia elétrica e térmica.  

A utilização desse gás como fonte de energia, pode auxiliar na questão de emissão de gás poluente na atmosfera, além de ajudar a economizar recursos esgotáveis e ajudar a suprir a crise energética

Importante ressaltar que todo resíduo orgânico, quando aterrado, se decompõe e libera gases.

Na maioria dos aterros sanitários, o gás produzido, o metano, é capturado e queimado, como forma de evitar maiores danos, pois esse gás é 25 vezes mais perigoso no quesito poluição que outros gases.

Como ocorre a geração de energia elétrica nos aterros?

No Brasil, atualmente, menos de 1% de toda a energia possui origem orgânica, porém o potencial de que essa tecnologia possa ser mais explorada é gigantesco ao levarmos em consideração o fato de que cada um de nós gera mais de 0,5 kg de resíduos de lixo orgânico por dia.

O aproveitamento do metano, mais que uma alternativa de geração de renda e energia aos aterros, é uma alternativa de produção de energia já que reduz o lançamento de um gás com alto potencial de poluição na atmosfera.

O aproveitamento desse gás como fonte de energia se dá da seguinte forma:

  • O lixo orgânico coletado vai para os aterros sanitários, onde é compactado e aterrado.
  • A decomposição do lixo dá origem ao gás metano que então é coletado por um sistema chamado biodigestores, após isso é direcionado para uma central. 
  • O gás metano então passa por um processo de filtragem que retira as impurezas e em seguida é refrigerado e comprimido.
  • O metano então é queimado em motogeradores, que o converte em energia;
  • Por fim, é enviado para um transformador e finalmente lançado no local de geração.

É importante destacar que o biogás produzido pode tanto ser utilizado no próprio local como pode ser vendido para empresas privadas.

Metano no lixo: quais as vantagens do biogás?

Suas principais vantagens são:

  • O fato de que é um gás renovável;
  • Sua matéria-prima é de fácil obtenção;
  • Evitam os lixões que contaminam o solo;
  • Reduzem as emissões de gases do efeito estufa;
  • São uma alternativa de obtenção de energia térmica e elétrica a um custo reduzido.

Países que são case em biogás

A Finlândia é o país que mais incinera e transforma o lixo em energia no mundo. De acordo com dados disponíveis pelo Eurostat, o país nórdico enviou nada menos que 59% dos seus resíduos para usinas térmicas de waste to energy.

Lá o gás produzido é aproveitado por turbinas geradoras de energia e por sistemas de calefação nas cidades. Os outros 41% dos resíduos passam por reciclagem e compostagem.

O México está construindo a maior usina de WTE do mundo e a primeira da América Latina, pela empresa  francesa Veolia.

A usina terá a capacidade de incinerar 4.500 t/dia de RSU pós-triagem do material reciclável, e a energia gerada será destinada ao metrô da capital mexicana. 

Já na Dinamarca, mais precisamente em Copenhagen, uma usina WTE com grelhas móveis foi inaugurada em 2018 pela empresa Babcock & Wilcox.

Você também pode se interessar por