Home ANAFISCO Israel decide lançar títulos públicos digitais com ajuda do Blockchain

Israel decide lançar títulos públicos digitais com ajuda do Blockchain

por ANAFISCO

Os títulos públicos representam notas liberadas pelo governo para que os cidadãos contribuam com o pagamento da dívida pública. Quando a pessoa decide investir em um título de médio e longo prazo, passa a emprestar seu dinheiro. Dessa forma, no momento do resgate, receberá o montante somado aos juros, obtendo lucratividade de forma segura e eficiente.

As vantagens do blockchain

O blockchain ficou conhecido com a ascensão do bitcoin, primeira criptomoeda estável do mundo, lançada oficialmente em 2008. Esse mecanismo é uma série de códigos criptografados de ponta a ponta, impedindo interceptações ou vazamentos de registros online. Seguindo nas aplicações financeiras, suas funções promovem a transação de dados confiáveis, reduzindo fraudes.

Os israelenses sabem onde ficam os bitcoins

 Apesar de ser uma referência a um espaço virtual, as criptomoedas precisam de armazenamento. Sendo assim, há uma carteira digital, chamada de wallet, que é responsável por armazenar as unidades monetárias digitais. Foi com essa percepção que o governo israelense pensou: e se os títulos públicos pudessem ser transferidos a partir dessas carteiras?

Mais segurança e confiabilidade

 Além de permitir que os processos de compra de títulos públicos sejam automatizados, promove medidas mais seguras. Desburocratizando o acesso a esses papéis de investimentos, garante que os mais jovens criem interesse na Renda Fixa. Líder em tecnologia, Israel reconhece o avanço de plataformas criptografadas, assumindo um compromisso com a privacidade.

Preparado para ser um pioneiro?

 O país está acostumado a liderar startups de sucesso e pretende testar o projeto desenvolvido nos próximos meses. Tel Aviv receberá instruções sobre os títulos públicos em carteiras digitais, gerando relatórios de performance. As correções serão realizadas o mais rápido possível, de acordo com o feedback dos participantes da ilha. Caso tenham sucesso, é possível que o Estado lucre vendendo soluções parecidas para outras localidades.

Você também pode se interessar por