Home ANAFISCO Ilhas Faroé, lugar com muita segurança, fascinantes paisagens e de cultura ancestral

Ilhas Faroé, lugar com muita segurança, fascinantes paisagens e de cultura ancestral

por ANAFISCO

O pequeno arquipélago das Ilhas Faroé, com população de 53.358 habitantes na Dinamarca, se destaca por ser um dos locais mais seguros do mundo. Faroé possui rica cultura, que remete à sua ancestralidade. O nome Føroyar é composto por ‘før’ (ovelha, carneiro) e ‘oyar’ (ilhas), significando “Ilhas das Ovelhas”. Os povos nórdicos é que deram esse nome as ilhas, ainda na Era Viking. Elas são também conhecidas por suas paisagens naturais exuberantes de montanhas escarpadas, cachoeiras, praias isoladas e paredões de penhascos.

Lugar muito seguro e tranquilo 

As Ilhas Faroé ficam localizadas no Atlântico Norte, entre o triângulo formado por Islândia, Noruega e Reino Unido. São considerados lugares tranquilos e seguros para se viajar. Os moradores não têm o costume de trancar as portas ao sair de casa. O trânsito da ilha é considerado calmo e muito seguro. Adicionalmente, o país possui apenas três semáforos, todos localizados na capital Tórshavn.

Tranquilidade em vilarejos e belas paisagens

Outro ponto de muita segurança, prazer e tranquilidade é dirigir nas Ilhas Faroé. Então, é uma das melhores formas de explorar as paisagens. Em cada curva da estrada, um cenário incrível que desperta no viajante a vontade de parar a cada instante. Além disso, o lugar proporciona belas caminhadas nos vilarejos quietos, além de exuberantes trilhas, para cachoeiras com comida tradicional de ótimos restaurantes pelo país.

Nas Ilhas Faroé, a cultura viking é forte

Contudo, é essencial destacar a cultura viking e seu legado para as Ilhas Faroé. Especialmente pela assimilação cultural, vinda de séculos de navegações e intercâmbios entre os países europeus. A cultura viking em todo o território das Ilhas Faroé é forte e se faz presente, sobretudo, pelas recentes descobertas de restos mortais de habitantes desta civilização em algumas regiões.

Região autônoma de excelente regime tributário

Desde 1948, as Ilhas Faroé são uma região autônoma. Têm o seu próprio governo, parlamento e bandeira nacional. A Língua oficial nacional é o feroês. O inglês também é amplamente falado. Entretanto, umas principais vantagens da autonomia local é o sistema tributário próprio. Um dos mais eficientes do mundo, nesse regime fiscal em que seus habitantes,  em sua maioria, não necessitam declarar imposto de renda todos os anos.

Belas paisagens e povo acolhedor nas Ilhas Faroé

É um local que se destaca pelas montanhas de origem vulcânica, cobertas de vegetação rasteira, lagos e cachoeiras que embelezam cada cantinho do arquipélago. As Ilhas Faroé possuem casinhas simples e típicas que tornam a vista ainda mais agradável. Contudo, é preciso destacar a receptividade dos faroenses, como um ótimo atrativo, para que o país fique na memória e na lista de viagens inesquecíveis pelo mundo.

Grama nos telhados das casas

Devido ao extremo frio da região, a maioria das casas tem telhados de relva, como forma de aquecer os cômodos. Para aparar a grama, em vez de máquinas, é colocada uma ovelha em cima do telhado para tratar do assunto. Logo, é um ponto que chama a atenção, tornando o ambiente das ilhas ecológico e bem mais fotogênico.

Dia Nacional das Ilhas Faroé 

O maior festival de verão das Ilhas Faroé é o Ólavsøka, considerado como um feriado nacional. Nesse festival é celebrada por vários dias, mas o dia do feriado é em 29 de julho. Desse modo, é o dia em que o Parlamento das Ilhas Faroé, abre a sessão.

Você também pode se interessar por