Home ANAFISCO Gestões eficientes de municípios que geram qualidade de vida para população

Gestões eficientes de municípios que geram qualidade de vida para população

por ANAFISCO

Ações organizadas de serviços públicos nos municípios, quando bem executadas, impactam no dia a dia da população, com amplos benefícios para cidadania. Implementações de políticas públicas municipais são capazes de transformar as cidades em lugares com mais qualidade de vida. São práticas de gestão administrativa em áreas específicas, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, transporte, cultura, tecnologia, mobilidade urbana e habitação, que destacaremos nesse texto.

Gestões eficientes e políticas públicas municipais 

Salientando que Políticas públicas municipais representam um conjunto inteligente de planejamentos e execuções, que os governos das cidades desenvolvem, para atender necessidades da população local. Essas políticas para obterem êxito precisam ser adequadas com excelência, utilizando de maneira otimizada os recursos da sociedade. 

Prioridades para obter êxito no planejamento

O governo municipal é o principal responsável por definir as prioridades e os objetivos das políticas públicas. Entretanto, necessita ouvir e considerar as opiniões e sugestões dos cidadãos. É importante que as políticas públicas sejam criadas de forma transparente e participativa, para que a população possa acompanhar o seu desenvolvimento e avaliar os resultados.

Exemplos de políticas públicas exitosas nas cidades 

1 – Curitiba / Paraná – A capital paranaense obteve o melhor desempenho e recebeu em 2022, pela segunda vez, o Prêmio Cidades Excelentes. O objetivo da premiação é reconhecer boas práticas, contribuindo para a evolução da gestão pública nos 5.570 municípios brasileiros. Eficiência fiscal, transparência, educação; saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e ordem pública foram os itens avaliados, para tornar Curitiba referência de cidade brasileira na gestão pública.

1 – Joinville / Santa Catarina – A cidade se destaca por suas políticas públicas de inovação e empreendedorismo. O município do norte catarinense tem investido em programas como o Join.Valley, um hub de inovação que oferece suporte para startups e empreendedores. Salientando que Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e uma das melhores para viver no Brasil. Possui excelente índice de desenvolvimento humano, é um celeiro de startups, e está entre os principais polos de inovação da América Latina. 

2 – João Pessoa – A capital da Paraíba, tem priorizado políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. A cidade tem investido em ações de recuperação de áreas degradadas, como o Parque Sólon de Lucena, que foi revitalizado e transformado em um espaço público de lazer e convivência. Outro ponto que destaca a cidade é o forte incentivo na produção de alimentos orgânicos e o uso de energia solar em residências e prédios públicos.

3 – São Paulo – A cidade tem desenvolvido ótimas políticas públicas para a promoção da cultura de bicicleta. São Paulo implantou ciclovias em várias regiões e criou o programa “Bike Sampa”, que permite que os usuários aluguem bicicletas, por meio de um sistema de compartilhamento. “Domingo no Parque”, é outro evento promovido na cidade, em que algumas ruas são fechadas, para que as pessoas possam andar de bicicleta, patins ou a pé.   

4 – Conselheiro Lafaiete – A cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, tem desenvolvido políticas públicas para a preservação do patrimônio histórico e cultural. Ela tem investido em projetos de restauração e revitalização de prédios históricos, como a Casa de Ferro e a Estação Ferroviária.  

5 – Presidente Prudente – São Paulo – O município tem destaque em políticas públicas voltadas para a educação e a cultura. A cidade tem investido em projetos de inclusão digital e em programas de formação cultural, como a Escola Municipal de Artes, que oferece cursos gratuitos de música, dança, teatro e artes plásticas.

Gestões eficientes: seguir bons exemplos para evoluir os municípios

Esses são exemplos de municípios que se destacam por administrações eficientes. É fundamental destacar que essas experiências podem ser multiplicadas em outras cidades, com as devidas adequações nas realidades específicas. O mais importante é gerar eficiência nos resultados, utilizando os melhores modelos de gestão, para produzir qualidade de vida nas  cidades brasileiras.    

Você também pode se interessar por