Home ANAFISCO Curiosidades sobre Cananéia/SP

Curiosidades sobre Cananéia/SP

por ANAFISCO

O município de Cananéia, no extremo sul do Litoral Paulista, recebeu uma das primeiras populações urbanas, em 1531. Com características interioranas, passou a oferecer atividades culturais de interesse turístico, somado às deslumbrantes paisagens naturais. A atividade pesqueira é um outro destaque, relacionado à culinária local, apreciada pelos visitantes.

Confira algumas curiosidades sobre a cidade de Cananéia

Relevância para a manutenção do ecossistema

A região lagunar-estuarina foi considerada o melhor roteiro ecológico do mundo pela revista ‘’Condé Nast Traveler’’. Ao reunir quatro ecossistemas de fauna e flora exótica, dunas, restingas, manguezais e a própria Mata Atlântica, a UNESCO definiu o local como Patrimônio Natural da Humanidade, na qual as intervenções humanas são extremamente limitadas.

 Culinária exemplar e com ingredientes frescos

Uma cidade banhada por rios não pode deixar de aproveitar os insumos frescos, ainda mais os frutos do mar. Conhecida como capital gastronômica do Vale do Ribeira, Cananéia conta com deliciosas ostras e uma cachaça de cataia, planta típica do local. Os restaurantes têm um clima familiar e acolhedor, tornando o serviço acolhedor aos turistas.

 Percurso histórico para entender o Brasil

Conforme foi dito, a vila foi fundada no início da organização urbana brasileira, ainda restrita aos colonos. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso reserva o que  não sofreu alterações no crescimento das cidades, enquanto as ruínas são um retrato do que aconteceu há 500 anos. Os sítios arqueológicos mostram resquícios de sambaquis, acúmulo de fósseis de crustáceos do período pré-histórico brasileiro.

 Como aproveitar os benefícios de Cananéia?

Localizada a 256 km da capital, o município atrai adeptos do ecoturismo, à procura de trilhas, passeios de barco e tranquilidade. Se você fizer uma visita, o Centro Histórico é uma parada obrigatória, enquanto as ilhas são uma oportunidade de aproveitar o melhor da natureza, considerando Ilha do Cardoso e Ilha Comprida. Feiras de artesanato, experiências culinárias e a Igreja Matriz devem ser incluídos no roteiro.

Você também pode se interessar por