Home ANAFISCO Construção civil: projeto inovador utiliza algas azuis

Construção civil: projeto inovador utiliza algas azuis

por ANAFISCO

A construção civil é uma das atividades que mais emitem gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. A produção de cimento é uma das maiores vilãs desse setor, sendo responsável por 8% das emissões globais de CO2. Além disso, a quantidade de construções no planeta tende a dobrar até 2060, aumentando ainda mais essas emissões. Para combater esse problema, a Microsoft, por meio de seu fundo de inovação climática, resolveu investir na startup Prometheus Materials.

Algas azuis na construção civil

Com sede no Colorado (EUA), a empresa produz blocos de concreto utilizando cianobactérias mineralizantes, também conhecidas como algas azuis. Esses micro-organismos são cultivados com luz solar, água do mar e CO2 e são capazes de unir areia com cascalho ou pedra, sem emitir gases poluentes para a atmosfera. Além disso, as algas azuis são capazes de retirar CO2 da atmosfera, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Os blocos produzidos pela Prometheus Materials podem ser utilizados em aplicações estruturais ou não e são uma alternativa viável para a construção civil. Além disso, a startup promete lançar novos produtos que utilizem essa tecnologia. Empresas que apostam em novas tecnologias para o setor ou em métodos construtivos de baixo impacto ambiental têm atraído investimentos de fundos de venture capital. Segundo a GlobalData, esses fundos investiram US$ 115 milhões em empresas do tipo no último ano.

Setor inova em prol da sustentabilidade

Essa iniciativa da Microsoft e da Prometheus Materials mostra que é possível inovar no setor da construção civil e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, essa tecnologia pode contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A busca por alternativas sustentáveis na construção civil é uma tendência mundial e deve ser estimulada para que seja possível construir um futuro mais verde e sustentável.

É importante ressaltar que outras medidas também podem ser tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na construção civil, como a utilização de materiais sustentáveis, a adoção de sistemas de energia renovável, o uso de técnicas construtivas mais eficientes e a redução do desperdício de materiais. A conscientização e a colaboração de todos os envolvidos nesse setor são fundamentais para que sejam alcançados resultados significativos na luta contra as mudanças climáticas.

Você também pode se interessar por