Home ANAFISCO Conheça Olinda: As maiores curiosidades dessa histórica cidade

Conheça Olinda: As maiores curiosidades dessa histórica cidade

por ANAFISCO

Olinda é uma cidade do estado de Pernambuco fundada em 1535, sendo a mais antiga das cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, título concedido a ela em 1982.

Olinda foi o segundo centro histórico do país a receber o título, após a cidade de Ouro Preto. A cidade histórica conta com dezenas de igrejas e conventos barrocos e surpreende pela manutenção dos seus traços urbanos coloniais.

Interessante ressaltar que Olinda foi a cidade mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e o início do século XVII, inclusive de acordo com escritores da época, a cidade era referida como “Lisboa Pequena”, e entre 1624 e 1625 foi sede do Brasil colonial.

Curiosidades sobre Olinda

Por ser uma cidade histórica, Olinda carrega consigo muitas curiosidades e hoje você vai conhecer algumas delas.

  • O Galo da madrugada é um dos maiores blocos do país

Isso se não for o maior. O Galo, criado em 1978 reúne anualmente milhões de foliões em busca da diversão e experiências únicas proporcionadas pela cidade.

  • O grito da Independência

O primeiro grito da Independência do país aconteceu, acredite ou não, em Olinda, antes da inconfidência mineira. De acordo com o Senado da Câmara de Olinda, o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito pela independência, isso em 10 de novembro de 1710.

  • A primeira sinagoga das américas

Localizada no centro histórico de Recife, junto à Olinda, a sinagoga Kahal Zur Israel foi fundada no século 17 , durante a ocupação holandesa. O arquivo histórico judaico de Pernambuco até hoje está lá.

  • A primeira faculdade de Direito foi em Olinda

Os primeiros cursos jurídicos do Brasil foram criados em 11 de agosto de 1827 a partir da fundação das duas primeiras faculdades de direito do país: uma em Olinda e outra em São Paulo. Atualmente a Faculdade de Direito fica no centro de Recife como parte da Universidade Federal de Pernambuco.

  • O Homem da Meia-Noite possui origem afro brasileira

Embora muita gente não saiba, o Homem da Meia-Noite possui associação com o candomblé, e é considerado calunga. Muito mais do que apenas um bloco carnavalesco, a figura surgiu pela primeira vez na folia em 2 de fevereiro de 1932, dia de Iemanjá.

  • A terceira rua mais bonita do mundo fica em Olinda

De acordo com a revista norte-americana Architectural Digest, a rua Bom Jesus, localizada no Recife Antigo, é a terceira mais bonita do mundo e o título se deve à sua arquitetura histórica cheia de cores e palmeiras gigantescas, que fazem dessa rua, algo surpreendente.

  • Olinda é onde o Mc’Donalds faliu

Você sabia que há quase 10 anos atrás, o Mc’Donalds abriu uma filial na cidade, porém a aceitação foi tão ruim que eles fecharam as portas? Dizem que a rejeição se deve ao fato de que o povo da cidade não gostou da ideia de uma das marcas mais relevantes para o sistema capitalista, chegar na cidade que preza tanto por suas raízes.

  • O primeiro boneco gigante

Há quase 90 atrás desfilava o primeiro boneco gigante pelas ruas de Olinda. Mas a tradição não começou lá. Foi na pequena cidade do interior de Pernambuco, Belém de São Francisco, que um rapaz decidiu criar bonecos após ouvir histórias contadas por um padre belga sobre bonecos gigantes na Europa.

A fascinação do rapaz foi tanta que em 1919 nasceu o primeiro boneco gigante do país, o Zé Pereira.

Você também pode se interessar por