Home ANAFISCO Como funciona a mobilidade urbana nas cidades inteligentes?

Como funciona a mobilidade urbana nas cidades inteligentes?

por ANAFISCO

A mobilidade urbana é um aspecto importante das cidades inteligentes, pois se refere ao deslocamento das pessoas dentro da cidade, seja para fins de trabalho, estudo, lazer ou outras atividades. O transporte inteligente é uma abordagem que busca utilizar tecnologias avançadas para melhorar a mobilidade urbana e torná-la mais eficiente e sustentável. Algumas das tecnologias utilizadas para transporte inteligente incluem:

Mobilidade urbana nas cidades inteligentes

Sistemas de transporte público inteligentes: Eles utilizam tecnologias de comunicação avançadas para monitorar o tráfego e os veículos, a fim de ajustar a rota e o horário dos ônibus e trens, melhorar a eficiência do transporte público e reduzir os atrasos.

Compartilhamento de carros: Permitem que os usuários compartilhem carros para viagens curtas, reduzindo o número de veículos nas estradas e, portanto, o tráfego.

Estacionamento inteligente: Utilizando sensores, esses sistemas ajudam os motoristas a encontrar vagas de estacionamento disponíveis rapidamente, reduzindo o tempo gasto procurando por uma vaga.

Veículos autônomos: São capazes de se locomover sem um motorista e utilizam tecnologias avançadas, como sensores e inteligência artificial, para navegar nas ruas com segurança.

Bicicletas e scooters elétricos compartilhados: Esses sistemas de compartilhamento oferecem opções de transporte ecológicas e acessíveis para viagens curtas, diminuindo o congestionamento e a poluição nas cidades.

Smart cities: mobilidade baseada em dados

Além disso, as cidades inteligentes utilizam tecnologias de informação e comunicação para fornecer informações em tempo real aos usuários, permitindo que eles tomem decisões informadas sobre como se deslocar pela cidade. 

Essas informações incluem horários de transporte público, condições do tráfego e rotas alternativas, ajudando as pessoas a economizar tempo e reduzir o estresse durante suas viagens. Em resumo, a mobilidade urbana e o transporte inteligente são importantes para tornar as cidades mais eficientes, seguras e sustentáveis.

Exemplos pelo mundo

Um exemplo de mobilidade inteligente é a Holanda, local com transporte marítimo muito forte. Por lá, há projetos de “barcos autônomos inteligentes”: os “roboats” que poderão operar 24 horas por dia. Ou seja, eles leem como estão os portos cpm GPS e diversos sensores e câmeras integrados. 

Já na Alemanha, há projetos de ônibus autônomos. Ou seja, eles usam IoT para transportar passageiros para terminais de metrô. Além disso, as pessoas poderão solicitar corridas pelo celular, como fazem com as corridas por aplicativos.

Por fim, em Amsterdã, além da preferência dada à bicicleta e ao transporte público de baixo carbono, há um projeto para alocação distribuída de estações de abastecimento de carros elétricos. Elas estão por toda a cidade, visando priorizar o uso de energia elétrica ao combustível fóssil nos veículos.

Você também pode se interessar por