Home ANAFISCO Como as construtechs estão mudando o jogo na indústria da construção civil

Como as construtechs estão mudando o jogo na indústria da construção civil

por ANAFISCO

As construtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para melhorar o setor da construção civil. Essas startups questionam as práticas tradicionais da indústria e buscam maneiras mais eficientes e sustentáveis de construir. 

As construtechs trabalham com toda a cadeia da construção, desde as construtoras até o consumidor final. Dessa forma, estão impactando positivamente o mercado, oferecendo soluções inovadoras em todas as etapas do processo de construção. Nos últimos cinco anos, o número de construtechs atuando no setor cresceu 235%.

O que são as construtechs?

São empresas que oferecem soluções inovadoras para o setor da construção civil. Elas se dividem em quatro categorias principais que abrangem todo o ciclo da construção, desde o planejamento até o uso da propriedade. Essas empresas trazem uma mudança de paradigma para um mercado tradicional, não só por meio de tecnologias e serviços, mas também com modelos de gestão inovadores. 

A inovação e a escalabilidade dessas soluções são mais importantes do que a tecnologia em si. Dessa forma, ajudam a transformar a experiência do cliente, oferecendo um serviço personalizado e fidelizando o consumidor. Isso leva a níveis mais altos de transparência e a um ambiente de trabalho mais colaborativo e inclusivo.

As startups de construção civil ajudam as empresas a reduzirem custos, tempo de projeto, mão de obra e desperdício de materiais. Ou seja, elas utilizam tecnologias verdes, materiais sustentáveis e outras soluções inovadoras para atender às novas demandas do mercado. 

A construção civil é responsável por mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos, e as construtechs ajudam a mudar essa realidade. O mercado de construtechs ainda tem muito potencial para crescer e inovar.

Empresas de destaque no setor

Algumas construtechs brasileiras de destaque são a Brasil ao Cubo, que desenvolve projetos de construção modular offsite, permitindo obras prontas 4 vezes mais rápido do que no método tradicional. 

Já a Âmbar começou com uma proposta de construção modular e agora atua em duas vertentes – industrialização e digitalização. 

A Tecverde, que é pioneira em trazer o modelo de construção industrializada em woodframe para o Brasil e atua em três principais frentes: residencial, negócios corporativos e TecHome. 

A Dataland oferece soluções inteligentes para coleta e análise de dados para direcionar a ocupação urbana a partir da ciência de dados (data science). 

Por fim, a Bloco Base é uma consultoria em construção sustentável, eficiência e conforto. Essas empresas trazem novas formas de atuar em um meio tão tradicional, apresentando tecnologias e serviços inovadores e criando relações mais próximas com os clientes, oferecendo soluções que condizem com suas expectativas e orçamento.

Você também pode se interessar por