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Como a Inteligência Artificial pode ser empregada na educação

por ANAFISCO

A Inteligência Artificial (IA) generativa, que cria conteúdo a partir de grandes bases de dados, nunca esteve tão em evidência. Sua popularidade já atinge o campo da educação, prometendo transformar o modo como aprendemos e ensinamos na sociedade.

Segundo o Valor Econômico, a ascensão das plataformas de IA traz um alerta: sua utilização depende da ação humana e pode tanto aprofundar desigualdades quanto impulsionar esforços pela equidade na educação. É crucial garantir que a IA não alimente vieses ou iniba aspectos indispensáveis do aprendizado, mas sim promova uma educação integral e de qualidade para todos.

Desafios da integração da Inteligência Artificial na educação

Sendo uma tecnologia nova no campo da educação, a IA causa desconfiança entre os profissionais da área. Consoante a publicação, essa preocupação é agravada por uma relação desgastada entre professores e governos, em que os docentes se sentem excluídos na elaboração de políticas e programas educacionais.

Além disso, os professores enfrentam estresse devido a planos de carreira instáveis, formação precária e outras questões que afetam sua saúde mental. Um dado do Itaú Social destaca que um terço dos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental se dedica a mais de 300 alunos por ano, quando o limite recomendado é de 200 alunos.

Sob esse ponto de vista, a inteligência artificial, com a devida formação, mudança cultural e domínio da ferramenta pelos operadores, pode ser uma companheira valiosa, segundo o artigo. Do mesmo modo, a IA é capaz de oferecer diversas possibilidades pedagógicas, assistência para professores e tutoria assistida para alunos.

No entanto, essa evolução só dará certo se os educadores participarem ativamente das estratégias de aplicação da tecnologia e da modelagem das IAs para uso educacional.

Possibilidades da Inteligência Artificial na educação

A Inteligência Artificial pode apoiar a adaptação de conteúdo educacional ao estilo e ritmo de aprendizado dos alunos, oferecendo suporte adicional ou desafios conforme preciso. Essa personalização atende aos requisitos individuais dos estudantes, promovendo um aprendizado mais eficaz.

Além do mais, os modelos de avaliação alimentados por IA oferecem uma nova perspectiva para o acompanhamento da jornada acadêmica dos alunos. Esses sistemas coletam, processam e analisam dados históricos e de desempenho em tempo real para identificar padrões e fornecer percepções detalhados sobre o progresso de cada aluno. Isso permite interações que ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes.

Ainda por esse ângulo, também podem prever o abandono escolar, uma vez que podem identificar fatores de riscos e ajudar na implementação de estratégias de prevenção, capazes de apoiar gestores e educadores na criação de um ambiente mais inclusivo para todos. 

Obstáculos no cenário atual

Mesmo com todos esses benefícios potenciais, as deficiências de infraestrutura nas escolas brasileiras dificultam a aplicação da tecnologia na sala de aula. Para superar esses obstáculos, é necessário agir de forma simultânea na implementação da infraestrutura escolar adequada e no desenvolvimento de projetos pedagógicos que utilizem essas tecnologias. Assim, podemos acelerar a construção de uma educação alinhada às demandas do século 21.

Além disso, é crucial avançar na regulamentação das IAs e enfrentar a resistência das grandes empresas de tecnologia em aceitar uma maior responsabilização por suas ações. É necessário um esforço conjunto de diversos setores, incluindo colaboradores, especialistas, cientistas, representantes do governo e das empresas, para assegurar que o desenvolvimento da IA siga um objetivo comum.

*Com informações de Valor Econômico

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