Home ANAFISCO ChatGPT: revolução que otimiza resultados, mas oferece riscos

ChatGPT: revolução que otimiza resultados, mas oferece riscos

por ANAFISCO

ChatGPT é uma sigla para Generative Pre-Trained Transformer. É um Transformador pré-treinado generativo de ampla funcionalidade tecnológica. Entre essas extensivas aplicações, o ChatGPT gera textos, cria diferentes tipos de conteúdos, traduz idiomas e responde a perguntas.  Sua ação é de forma informativa com base em enormes conjuntos de dados, textos e códigos. Por possuir enorme capacidade de inovação, o Chat GPT desencadeia mudanças concretas e revoluciona setores inteiros na sociedade.  

Ferramenta inovadora exige cuidados na aplicabilidade 

Importante destacar que já ocorrem muitas inovações e criações com a Inteligência Artificial (IA) generativa. Surgindo com o ChatGPT um grande mundo novo a ser desvendado, com potencial aplicabilidade. Outro fator constatado sobre IA generativa, é que ela consegue gerar conteúdo totalmente novo. Experiências mostram que a IA esboça sinais que podem indicar criatividade, algo que sempre foi considerado exclusivamente humano.

Chat GPT Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. Nesse período inicial existem riscos do uso inadequado e dilemas éticos a serem enfrentados. A empresa também reconhece que o ChatGPT ainda está em desenvolvimento e que o potencial de abuso sempre existe.

Crescimento rápido e popularidade do ChatGPT

A popularidade do ChatGPT é impressionante. Esse modelo de Inteligência Artificial (IA) foi lançado em 30 de novembro de 2022 e rapidamente já possui mais de 100 milhões de usuários. A adoção da IA antes do ChatGPT, mantinha-se razoavelmente estável, segundo a pesquisa The State of AI da McKinsey. Em 2022, 50% dos respondentes que adotavam IA, na área de negócio, pouco mais que os 47% de 2018. Com impacto real na produtividade de diferentes setores, é provável que essa tecnologia altere radicalmente estes números. Ressaltando que esse crescimento também alerta sobre os riscos do uso indevido desse aplicativo no grande público.

ChatGPT de generalista para especialista 

Um ponto essencial no desenvolvimento da ferramenta tecnológica é a sua ampla capacidade para evoluir. O ChatGPT pode manter sua forma generalista e ainda se tornar especialista em uma variedade de temas. Os exemplos vão desde desenvolver blogs, esboçar designs de embalagens e atuar como suporte de pós-venda. Além disso, pode melhorar o desempenho financeiro de uma organização ou auxiliar um cirurgião em um procedimento complexo. 

Inteligência Artificial (IA) generativa aprende a linguagem humana   

A finalidade da IA é reproduzir a linguagem humana. Em vez de humanos aprenderem linguagens de programação para interagir com a máquina, a IA generativa é quem aprende a linguagem humana. A base é um tipo específico de redes neurais artificiais chamada transformers, que é a tecnologia por trás do ChatGPT e de outros modelos similares. O GitHub Copilot auxilia programadores a escrever código, enquanto que o DALL-E é o gerador de imagens baseado em descrições.

As mudanças com a chegada do ChatGPT e os riscos existentes 

O Chat GPT é uma ferramenta extremamente poderosa que pode ser usada para finalidades de práticas do bem ou para o mal. Importante estar ciente dos possíveis riscos associados ao Chat GPT. 

Riscos para privacidade. Se um modelo generativo memoriza características de um indivíduo e vaza essas informações, a privacidade do usuário pode ser comprometida.

– Riscos nos processos eleitorais. Se usada para induzir eleitores ao erro durante as eleições, a IA generativa pode gerar informações consideradas “fake news”.  Nesse caso quem seria responsabilizado? Desse modo, estas tecnologias poderiam ser utilizadas para influenciar pautas e opiniões políticas.

O ChatGPT avança por todos os setores

O avanço da IA é rápido e amplo para todas as áreas da sociedade. Especialmente nos setores baseados na utilização da linguagem, como o jornalismo, o direito e a política. De um lado, a IA generativa pode empoderar pessoas comuns com ideias iniciais, conferindo criatividade e rapidez à inteligência humana. De outro modo, dada a velocidade das tecnologias digitais, difundidas instantaneamente, acompanhar essas mudanças pode ser assustador. Diversos dilemas éticos e legais surgem com essa nova tecnologia nas atividades profissionais.

É preciso ficar atento! ChatGPT também gera erros de informações 

Esse conjunto informativo tecnológico pode conter imprecisões. Portanto errar não é mais apenas humano. Embora tenhamos a sensação de que IA generativa é capaz de raciocinar, estes modelos apenas combinam informações, com um elaborado aparato estatístico. Como já foi constatado, às vezes o ChatGPT gera informações inteiramente incorretas e pode até dar origem a referências bibliográficas inexistentes. Como exemplo de erro informativo, uma reportagem recente mostrou a IA afirmando que o Brasil ganhou o Oscar várias vezes.

Você também pode se interessar por