Home ANAFISCO As cidades inteligentes na gestão de atividades esportivas

As cidades inteligentes na gestão de atividades esportivas

por ANAFISCO

A tecnologia e as mídias sociais têm tido um profundo impacto na indústria esportiva. O entendimento comum de uma cidade inteligente e o esporte está ligado diretamente à uma infraestrutura adequada à prática de diversas modalidades, além de também estar relacionada às pessoas que a assistem às partidas de seus times. 

É fato que grandes equipes geram uma identidade local e um estímulo econômico. 

Primeiramente, como a urbanização domina a maioria dos países ao redor do mundo, ser uma cidade inteligente é um processo que leva tempo. 

Uma das contribuições mais importantes para essa migração de uma cidade comum em inteligente e sustentável das áreas urbanas, é o esporte

Embora num primeiro momento essa associação possa parecer confusa, o papel do esporte nas cidades inteligentes é muito significativo e possui diversos benefícios.

Qual a relação dos esportes com as cidades inteligentes?

Os esportes são praticados em todo o mundo de várias maneiras e modalidades diferentes. 

Um bom exemplo é que os jogos profissionais precisam ocorrer em estádios bem conservados, pois recebe milhões de espectadores, no entanto os esportes amadores ainda estão limitados a arenas menores e locais. 

Investir na construção e manutenção desses locais para as práticas esportivas amadoras desempenha um papel vital no desenvolvimento geral da infraestrutura das cidades inteligentes. 

Pois, com esse investimento e incentivo da cultura esportiva, os moradores permanecem fisicamente ativos e mais engajados uns com os outros, melhorando a forma como se relacionam como comunidade.

Para que uma cidade seja realmente inteligente, ela deve promover ativamente uma cultura esportiva. 

Cidades inteligentes que investem em esportes

Vários países e cidades foram bem-sucedidas em investir nos esportes e  na urbanização de suas áreas. Neste ponto podemos destacar:

  • República Dominicana: Nesse país o beisebol é um esporte amado que também trouxe vários benefícios econômicos para as cidades dominicanas. Um exemplo disso é que, em San Pedro, os fundos do beisebol estão sendo usados para desenvolver outros espaços públicos, como praças e shoppings. 

Outra questão interessante é que o país tem mais de 30 times da liga principal, e investiu muito na construção de várias instalações atléticas enormes que permitem que até mesmo jogadores amadores possam alcançar algum nível de profissionalismo.

  • China; O investimento em basquete na China se tornou uma forma de aumentar o engajamento social e melhorar os valores culturais do país. 

Somente em Pequim, mais de 8.00.000 complexos de basquete foram construídos e hoje são usados ​​principalmente para jogos recreativos. 

Porém, o país está tentando proativamente recrutar jogadores internacionais de basquete como treinadores de modo a fortalecer suas equipes. 

  • Brasil: Em Curitiba, cidade do Paraná, a criação de uma plataforma tem facilitado o acesso aos espaços destinados às práticas esportivas e de lazer gratuitas na cidade. 

Através de um mapa da plataforma, é possível encontrar os endereços dos 36 centros esportivos, academias e quadras ao ar livre distribuídos pela cidade. 

Também é importante ressaltar que através do portal Curitiba em Movimento, é possível ainda fazer a matrícula para as aulas dos espaços mantidos pela prefeitura.

A ferramenta, lançada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser aliada dos esportes, ao passo que o esporte auxilia na cidade como cidade inteligente, melhorando a saúde da população.

Conclusão

Esses foram exemplos de locais que perceberam o impacto positivo que os esportes têm no desenvolvimento geral da cidade, e como resultado, eles têm se desenvolvido de uma forma muito mais sustentável. 

Por fim, existe também uma tendência recente de desenvolver complexos esportivos ecologicamente corretos que mescla desenvolvimento, meio ambiente e esportes, na obtenção de um método notável no processo de se tornar uma cidade inteligente.

Você também pode se interessar por