Home ANAFISCO A tecnologia é a solução para todos os problemas urbanos?

A tecnologia é a solução para todos os problemas urbanos?

por ANAFISCO

O desenvolvimento de tecnologias diferentes que integradas geram a capacidade de intervenção emergente. A partir do momento em que os seres humanos começaram a mudar o meio ambiente, o uso de recursos começou a ser cada vez mais intensivo. Dessa maneira, a escassez acabou se tornando um problema, associado a falta de insumos, poluição e caos no fluxo das cidades, estimulando a criação de soluções inovadoras.

O futuro das próximas gerações

A sustentabilidade do planeta depende diretamente das escolhas atuais em relação à manutenção das cidades. Quanto mais rápida for a busca por alternativas que não deterioram o que ainda resta no meio ambiente, melhor será a recuperação da questão climática. Essa atitude garante a sobrevivência das próximas gerações e por isso a tecnologia tem um papel importante, pois reúne conhecimentos capazes de aumentar a assertividade.

Em busca de mais eficiência na gestão urbana

Conforme visto acima, a tecnologia tem o papel de aumentar a eficiência dos planos relacionados à gestão urbana. Um dos principais conceitos envolvendo esse assunto é a Internet das Coisas (IoT), que usa bases informacionais para criar panoramas de desempenho do uso dos recursos. Diante de dispositivos inteligentes espalhados pela cidade, busca-se solucionar diversos problemas:

  • Câmeras de monitoramento ajudam a identificar pessoas desaparecidas e pontos onde há maior incidência de crime, buscando melhorar os índices de violência nos bairros.
  • Água, energia e até alimentos podem ser rastreados, para que não haja desperdício de recursos, garantindo também um sistema de economia circular.
  • Os professores podem contar com uma central de materiais de apoio pedagógico e registrar automaticamente o resultado dos alunos, contando com suporte tecnológico na sala, garantindo melhores índices na educação.

A solução de problemas públicos

Esses exemplos mostram que a tecnologia pode melhorar significativamente a oferta de soluções para os problemas públicos. Dado que economias fortes precisam de uma população com todos os direitos garantidos, a tecnologia é um fator essencial ao seu desenvolvimento. As tecnologias existentes podem solucionar qualquer questão, da educação à segurança, desde que sejam incentivadas em uma rede de colaboração.

Você também pode se interessar por