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A relação da alimentação com a aprendizagem infantil

por ANAFISCO

Tanto a alimentação quanto a aprendizagem escolar estão diretamente ligadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Isso significa que inúmeros fatores relacionados à alimentação podem interferir no desempenho educacional de crianças e adolescentes, tais quais o consumo de gorduras trans, um baixo consumo de proteínas e déficit de vitaminas. 

Sabendo que as escolas públicas atendem um grande número de crianças em situação de vulnerabilidade, é preciso que seja levado em consideração que esse alimento fornecido por essas escolas é, muitas vezes, a única refeição consumida por essas crianças.

Logo, a desnutrição infantil é uma questão de saúde pública.

É muito comum que crianças com dificuldade em concentração, problemas com a coordenação motora e dificuldade de aprendizagem, possuam como questão base, uma alimentação insuficiente e inadequada. 

A incerteza da disponibilidade financeira para adquirir refeições básicas como café-da-manhã, almoço, jantar fazem com que as mães mais vulneráveis acabem optando por alimentos como: pão, ovos e suco de pacote para o almoço. 

Isso mostra que além da falta de recursos financeiros para o alimento, o mínimo que possuem não é convertido em alimentos saudáveis

A grande questão então é: Como associar infância ao brincar, se a desnutrição torna a criança frágil, vulnerável a doenças, apáticas e sem vigor físico?

Alimentação é fator imprescindível para a aprendizagem

É fato que crianças desnutridas apresentam graves limitações de aprendizagem, além de não responder de forma adequada aos estímulos, o que as faz inclusive, perder o interesse em brincar e aprender coisas novas. 

Uma alimentação saudável e nutritiva é a base para crescimento de adultos saudáveis e funcionais, sendo então diretamente ligada à questão envolvendo a aprendizagem.

Se observar as várias pesquisas sobre a alimentação e sua relação com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças é possível perceber algo que Leonardo Cavalcanti já havia descrito em seu estudo ‘A Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis’: 

“A infância corresponde ao período de formação dos hábitos nutricionais da vida adulta. É nessa fase que se fundam as bases para uma alimentação balanceada e saudável. Com isso, a criança crescerá com bom desenvolvimento e capacidade de aprendizado, capacidade física, atenção, memória, concentração, energia necessária para trabalhar o cérebro’.

Além de nutrir, os alimentos são indispensáveis aos processos de formação de energia. O fundamental não são as calorias, e sim a quantidade nutricional do que comemos, ou seja vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, evitando a desnutrição cerebral.

Alimentação nas escolas aumentaram a frequência escolar

A merenda escolar atua diretamente no desenvolvimento do aprendizado da criança, principalmente nas fases iniciais de formação.

E se tratando de crianças maiores, é comprovado que uma merenda escolar preparada de forma diferenciada resulta em maior aceitabilidade, além de aumentar a frequência dos alunos às aulas e melhorando seu desempenho nas disciplinas.

Quando existe disponibilidade de merenda escolar os alunos são percebidos como mais alegres, dispostos, faltam menos às aulas e possuem um rendimento satisfatório.

Por fim, quando existe a falta desse importante recurso, tanto o rendimento escolar, quanto a concentração dos alunos sofre uma queda drástica.

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