Home ANAFISCO A ascensão da economia verde no Brasil: oportunidades e desafios

A ascensão da economia verde no Brasil: oportunidades e desafios

por ANAFISCO

O Brasil é um país com uma enorme diversidade biológica e uma rica fonte de recursos naturais. Esse potencial, se bem explorado, pode posicionar o país como um líder mundial na economia verde, um sistema econômico que visa ao crescimento sustentável, minimizando os impactos ambientais e promovendo a justiça social.

Silvicultura comercial e biomassa

O Brasil já é um protagonista na indústria de papel e celulose, graças ao seu potencial para a silvicultura comercial. No entanto, o uso da biomassa, em particular, como alternativa ao carvão, abre oportunidades significativas em setores como siderurgia e na produção de clínquer para a indústria de cimento. Estima-se que o mercado de biomassa possa atingir entre USD 3 a 4 bilhões até 2030, mantendo esse nível até 2040. No entanto, existem desafios a serem superados, como o tempo de crescimento do eucalipto e a instalação de fornos de carbonização contínua.

Soluções climáticas naturais

O Brasil possui cerca de 15% do potencial global para reduzir ou sequestrar carbono da atmosfera usando soluções climáticas naturais. Isso inclui a preservação e restauração de biomas e a captura de carbono no solo por meio da agricultura. Este mercado, que pode ser incentivado por meio de créditos voluntários de carbono, tem o potencial de gerar USD 15 bilhões em 2030 e USD 35 bilhões em 2040.

Energia renovável

A energia solar e eólica representará, até 2040, 47% da capacidade instalada de energia do Brasil. Isso implica um mercado em crescimento que pode chegar a até USD 11 bilhões. A redução de custos, os compromissos com a descarbonização e o desenvolvimento tecnológico são fatores-chave para este crescimento.

Em 2021, o Brasil já tinha 13 GW de capacidade solar instalada, com expectativa de crescimento exponencial. Os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel crucial no aproveitamento dos recursos solares do país.

Quanto à energia eólica, o Nordeste e Sul do país são as regiões mais proeminentes. Com um potencial irrestrito de energia eólica onshore de quase 440 GW, o Brasil tem presenciado um crescimento acelerado do setor, auxiliado por avanços tecnológicos como a construção de torres mais altas.

Com a economia verde, o Brasil tem a oportunidade de atrair investimentos significativos, promover um crescimento inclusivo e sustentável e colaborar efetivamente para a descarbonização da economia global. Esta é, sem dúvida, a grande oportunidade do nosso tempo.

Você também pode se interessar por