Home ANAFISCO Autobol: competição que envolve carros e futebol

Autobol: competição que envolve carros e futebol

por ANAFISCO

Você já ouviu falar em Autobol? Então saiba que o Autobol foi a invenção de um esporte diferente, inusitado. Partida de futebol contendo carros em vez de jogadores. Sendo que teve seu auge de popularidade na década de 70. Nesse período o autobol surgiu como competição, para marcar época nesse esporte envolvendo carros e futebol. É um tipo de esporte coletivo que fez história, sendo disputado por alguns clubes do Rio de Janeiro.

A ideia foi de Mário Marques Tourinho, diretor do serviço médico do América Football Club do Rio de Janeiro, que criou esse esporte. O esporte se tornou uma verdadeira febre com direito a uma ampla cobertura de jornais e televisão.

No Brasil esporte o Autobol era muito apreciado pela elite endinheirada, com direito a cobertura nos jornais e na TV. Onde os veículos circulavam livremente pelo campo, e os motoristas podiam se chocar com os adversários. A competição chamou inclusive a atenção da imprensa internacional. Até mesmo emissoras estrangeiras, como a britânica BBC e a americana CBS vieram ao Rio de Janeiro para filmar e produzir reportagens sobre o autobol.

Equipes disputantes

O Rio de Janeiro foi o centro das disputas. Equipes como América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, foram formadas e disputaram o Campeonato Carioca de Autobol. O sucesso foi tanto que em alguns jogos de autobol, tiveram a sua bilheteria esgotada, com muitos torcedores, superando inclusive jogos de futebol. Devido à grave crise mundial do petróleo e o fim da fase do chamado milagre econômico, as competições automobilísticas sofreram severas restrições no Brasil, e a prática do autobol cessou definitivamente. Outros fatores como falta de campos e de patrocinadores, também influenciaram para o fim das competições.

Regras e funcionamento do jogo Autobol

Era preciso cumprir as regras, por exemplo, não era permitido usar a marcha à ré na disputa de bola e nem bater num carro que estivesse sem a bola. De resto, tudo liberado. Uma das estratégias era se aproveitar da indecisão e do medo do adversário para dominá-lo em campo. O objetivo do jogo era acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em traves oficiais de futebol. Os jogos eram disputados em campos de terra batida ou saibro contendo as mesmas dimensões de um gramado de futebol. A bola, de couro de búfalo com diâmetro de 1 metro e peso de 11 kg, era conduzida por carros, cujo número por times variou ao longo dos anos de três, quatro, cinco ou seis. É interessante frisar que os carros com capô redondo, como o Fusca, eram utilizados para “chutar” a bola para o alto, possibilitando que os outros veículos a “cabeceassem” para o gol. Já os de capô quadrado executavam passes rasteiros e cobranças de falta.

Você também pode se interessar por