As redes sociais estão intensamente presentes no cotidiano da sociedade e a prova disso é que o Brasil, em 2016, foi mostrado em uma notícia da Forbes como o país que mais utiliza redes sociais em toda a América Latina com uma média de 93,2 milhões de usuários. Já em 2017, já existiam 122 milhões de usuários ativos nas redes. E esse número só cresceu desde então.
Primeiramente, a partir destes dados já é possível avaliar o quanto as instituições públicas podem se favorecer disso como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de suas atividades, melhorando seus serviços.
A administração pública, para alcançar uma gestão efetiva, tem se utilizado do monitoramento de mídias sociais como uma das ferramentas estratégicas por ela utilizadas.
As redes sociais tanto proporcionam uma melhor interação entre o público usuário, quanto melhoram a participação livre da população estreitando a relação governo/cidadão.
Por meio de uma análise do que acontece nas redes sociais, os gestores públicos têm a possibilidade de utilizar os interesses e descontentamentos dos cidadãos para a geração de políticas públicas mais efetivas.
Redes Sociais ainda são um desafio para as prefeituras
Muito embora exista muito potencial nas redes sociais, a verdade é que a maioria das prefeituras ainda não enxergou as diversas possibilidades e os ganhos que podem surgir com uma atuação bem desenvolvida nessas mídias.
Um estudo mais detalhado da utilização das redes sociais pela administração pública se faz necessário, pois ela é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente pelos órgãos públicos.
As redes sociais proporcionam ao internauta/cidadão uma maior possibilidade de diálogo e aproximação com os órgãos públicos, além de representar para o Estado mais um canal de relacionamento e interação com o cidadão.
Através da análise de dados e informações coletadas nessas trocas pelas mídias sociais os gestores públicos poderão ter um maior entendimento do interesse dos cidadãos, desenvolvendo, dessa forma, políticas públicas mais efetivas para a sociedade.
Recurso já tem sido utilizado para melhorias
Dessa forma, é possível perceber que essa interação vem se ampliando e as instituições públicas têm cumprido o seu papel aproximando-se da população, e alcançando os requisitos do princípio da publicidade.
Existe uma necessidade que as Organizações Públicas usufruam deste recurso como forma de se fazerem presentes nestas mídias, divulgando suas informações e estreitando laços junto à população.
É importante que a participação dos usuários proporcione o feedback necessário para que exista de fato uma melhoria nos serviços.
Por fim, apenas coletar as reclamações e sugestões não são suficientes. É preciso que a Gestão Pública faça a sua parte utilizando esse recurso para que realmente isso se converta em melhorias para a comunidade.