Home ANAFISCO Tecnologias de informação e comunicação transformam a mobilidade de cidades inteligentes

Tecnologias de informação e comunicação transformam a mobilidade de cidades inteligentes

por ANAFISCO

As cidades inteligentes estão se desenvolvendo cada vez mais, trazendo praticidade para o cotidiano dos cidadãos. Muitas dessas melhorias, é claro, só são possíveis graças à aplicação de tecnologia de última geração em diversas áreas das nossas vidas.

mobilidade urbana, por exemplo, é uma das que mais pode se beneficiar da implementação de novas tecnologias. O trânsito brasileiro, em muitas regiões, é caótico, porém, existem soluções que podem ser aplicadas nesses locais.

Uma melhoria na mobilidade de nossas cidades, ajudaria o país a se desenvolver, e representaria maior qualidade de vida para os cidadãos. O desenvolvimento de cidades inteligentes, por meio das tecnologias de comunicação, é indispensável.

Além disso, o uso das informações, muitas vezes, dadas pelos próprios cidadãos, também auxilia no planejamento de cidades inteligentes. E se você quer entender como a mobilidade é afetada pelo uso de novas tecnologias, não deixe de ler o artigo a seguir!

Como as tecnologias ajudam na mobilidade das cidades modernas

As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em nosso cotidiano em diferentes áreas, mesmo que não percebamos. O uso do smartphone, por exemplo, faz uso dessas alternativas sempre que usamos o sistema de GPS de nossos celulares.

Seja para consultar o horário de passagem do ônibus, ou para solicitar uma corrida em um aplicativo, usamos essa tecnologia a todo momento. Ou seja, a mobilidade urbana acaba sendo afetada, diretamente, pelo uso de diferentes tecnologias presentes no mercado.

As cidades inteligentes devem se alimentar desses dados, para fornecer para os cidadãos, as melhorias que forem necessárias. Por meio do cruzamento de informações, é possível implementar as melhorias necessárias para uma melhora na região.

A questão da mobilidade nas cidades inteligentes não pode ser ignorada, afinal, o transporte eficiente é um dos seus pilares. Com boa locomoção, todo o local ganha, e representa uma boa gestão dos recursos públicos.

O uso das informações para ajudar a melhorar as cidades não pode mais ser ignorado por parte dos gestores. Por mais que algumas mudanças já sejam feitas nesse sentido, ainda é necessário melhorar, e sabemos que a tecnologia pode ajudar com essa questão.

Por meio das novas tecnologias de informação, é possível que os semáforos decidam o tempo de abertura por meio de algoritmos, por exemplo. Além disso, ao usar os serviços de comunicação, é possível conferir a movimentação das principais avenidas.

Caso seja necessário, inverter algumas faixas, ou ainda reservar pistas apenas para transporte público, podem ser boas soluções. Porém, todas essas decisões precisam ser tomadas com base em dados, e eles podem ser conseguidos por meio da tecnologia.

Usar as novas tecnologias de informação e comunicação ajuda os gestores públicos a realizarem um planejamento mais efetivo. As cidades precisam de um bom plano de funcionamento para que sejam, de fato, inteligentes.

No mais, nosso artigo acaba aqui, e se você gostou, não deixe de preencher o nosso questionário!

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por