Home ANAFISCO Técnicas inspiradas na natureza podem ajudar as cidades a se tornarem mais verdes

Técnicas inspiradas na natureza podem ajudar as cidades a se tornarem mais verdes

por ANAFISCO

Wuando o arquiteto paisagista Kotchakorn Voraakhom crescia perto de uma movimentada rodovia de Bangkok, um estacionamento era seu playground. Ela e suas amigas passavam parte do tempo cavando uma fenda no concreto para ajudar as plantas a crescerem, um pedaço raro de vegetação em um ambiente urbano.

Bangkok foi construída em um terreno plano para agricultura que pode absorver água naturalmente, mas o gosto dos desenvolvedores da cidade por concretar sobre canais agora causa enchentes regulares em grande escala, disse Voraakhom à CNBC por vídeo chamada.

“Antigamente vivíamos com água, mas hoje não se convive com água por causa (da) forma como desenvolvemos a nossa cidade a partir do automóvel, da estrada, ao invés dos canais. (Canais) são muito importantes para a infraestrutura natural, mas nós a destruímos … e como a água poderia escoar? ” ela disse.

“É louco. Temos tantas (pessoas) morando na cidade, mas não percebemos que os humanos só pensam nos humanos ”, acrescentou ela.

Enquanto a CNBC falava com Voraakhom, ela percorria imagens de Bangkok, exibindo ruas inundadas e tráfego parado. Há até uma foto de um crocodilo sendo carregado por uma rodovia por três homens com água até os joelhos, uma fotografia que ela também mostrou durante uma palestra TED 2018 na qual ela explicou como a cidade está afundando a uma taxa de mais de um centímetro um ano devido aos efeitos das mudanças climáticas.

A experiência de infância de Voraakhom em ajudar as plantas a crescer através do concreto a inspirou a seguir sua carreira como paisagista urbana na capital tailandesa, uma cidade que tem um dos níveis mais baixos de espaços verdes públicos per capita entre as grandes conurbações asiáticas. Uma maneira de facilitar as inundações é adicionar espaço verde projetado para absorver a chuva, disse Voraakhom, e sua prática de arquitetura paisagística, Landprocess, está atrás de uma fazenda urbana no último piso do Campus Rangsit da Universidade de Thammasat, ao norte de Bangkok. 

“Na verdade, o conceito vem da sabedoria de como a agricultura e os agricultores costumavam lidar com a chuva. Então, se eles vivessem em áreas montanhosas, eles realmente diminuíam o escoamento (água) e cultivavam arroz para alimentação ”, explicou Voraakhom.

A área de 22.000 metros quadrados (236.806 pés quadrados) tem terraços para o cultivo inspirado nas fazendas de arroz tradicionais e retarda o escoamento 20 vezes mais eficientemente do que um telhado regular feito de concreto. A água acaba em quatro grandes lagoas de retenção que podem conter mais de 3 milhões de galões, reduzindo assim o potencial de inundações e fornecendo uma fonte de irrigação quando necessário.

Se desejar ler a matéria completa, clique aqui.

Fonte: https://www.cnbc.com/green-cities-rewilding-techniques-in-urban-areas/

Você também pode se interessar por