Home ANAFISCO Smart Cities: Brasil possui 166 startups focadas em cidades inteligentes

Smart Cities: Brasil possui 166 startups focadas em cidades inteligentes

por ANAFISCO

Com o crescimento constante das cidades, bem como de sua população, aumentam-se os desafios para garantir melhor qualidade de vida para as pessoas, mediante uma boa estrutura de transporte, saúde, educação, dentre outras realidades.

Frente a isso, diversas soluções estão sendo desenvolvidas em todo o mundo para reequilibrar o planejamento urbano e, atualmente, o Brasil já possui 166 startups empenhadas em estruturar as cidades inteligentes, com US$ 49,4 milhões de contribuição que foram recebidos até então.

O estudo feito pelo Distrito Smart Cities Report, apoiado pela KPMG, Gazz Conecta e iCities, trouxe resultados interessantes sobre a busca de melhorias para as cidades inteligentes com as soluções trazidas pelas startups em questão. Elas se encaixam em oito categorias do mercado, sendo que a maioria se refere às soluções de Mobilidade, representando 32,5% dos resultados.

Um investimento superior a US$ 331 milhões foi feito nas startups dedicadas à causa das cidades inteligentes, sendo que o ano que mais recebeu investimento foi 2017, representando, aproximadamente, dois terços do total.

Soluções das startups para as cidades inteligentes

De acordo com o estudo da Distrito Smart Cities Report, algumas tendências estão no auge das soluções para as cidades inteligentes. Veja abaixo quais são elas:

Tecnologia 5G para as cidades inteligentes

A chegada do 5G tem revolucionado a rede de internet móvel no país e as expectativas são grandes para que as empresas de telecomunicações atuem de forma mais contundente na estruturação das cidades inteligentes.

As possibilidades de serviços que o 5G oferece às cidades inteligentes se apresentam como essenciais para garantir melhorias à vida das pessoas e essa é a prioridade deste novo modelo urbano.

O fato é que viabilizar o uso de 5G em larga escala tende a proporcionar serviços de Inteligência Artificial, robotização, drones, blockchain, entre outras possibilidades que visam gerar aprimoramentos às diversas questões que envolvem a estrutura das cidades, como transporte, sustentabilidade, segurança etc.

Gêmeos Digitais

A Indústria 4.0 trouxe como uma das tendências mais transformadoras para as cidades inteligentes o Gêmeo Digital, que consiste na réplica no mundo virtual dos objetos físicos. Essa tem sido uma tecnologia bastante promissora, que vem desenvolvendo diversas aplicações desde o seu advento.

Vale considerar que o Gêmeo Digital se difere da realidade virtual e simulações computadorizadas mediante o uso da internet das coisas (IoT) em sua estrutura de aplicação. É uma tecnologia que acontece em tempo real, mediante a mesma experiência tida com os objetos no meio físico.

Imagine só poder conectar o mundo físico ao mundo digital de maneira imediata? Isso é só o início da virtualização do mundo.

Juazeiro do Norte (CE) e a preparação para o futuro

A cidade de Juazeiro do Norte no estado do Ceará vem apresentando um projeto bastante sólido quanto a evolução tecnológica e a arquitetura corporativa, a partir de um arcabouço jurídico que possibilita uma fase de testes no uso das tecnologias e, posteriormente, a adoção definitiva das mesmas.

A ideia é que todas as cidades sigam esse exemplo, em vista de começar a virada de chave daquilo que é necessário para efetivar as melhorias esperadas para os centros urbanos.

Com a chegada do 5G, as cidades precisam correr o quanto antes na busca pela digitalização, visto que as possibilidades de implementação dos serviços tecnológicos serão cada vez mais diversas.

Em se tratando da mobilidade, as soluções passam pela inteligência artificial utilizadas nos semáforos, contribuindo para a tomada de melhores decisões no trânsito em tempo real, favorecendo que a pessoa consiga acompanhar o trajeto do transporte coletivo, por exemplo.

A verdade é que grandes catástrofes poderão ser evitadas com o uso da tecnologia 5G e isso já vem sendo previsto pela cidade de Juazeiro do Norte, pioneira na aplicação das inovações tecnológicas para cidades inteligentes.

Este artigo foi útil? Compartilhe!

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por