Home ANAFISCO Projeto Painéis Estratégicos da UFC é finalista do Concurso Inovação no Setor Público, da ENAP

Projeto Painéis Estratégicos da UFC é finalista do Concurso Inovação no Setor Público, da ENAP

por ANAFISCO

Muitas pessoas ainda imaginam que a inovação é uma estratégia que somente pode ser utilizada no âmbito privado, ou melhor, por empresas do setor privado. No entanto, diversos órgãos públicos têm demonstrado que não é bem assim, sendo um exemplo nessa direção a Universidade Federal do Ceará (UFC), que é finalista do Concurso Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Para saber mais sobre o projeto que foi responsável por colocar a UFC entre os finalistas do Concurso Inovação no Setor Público, da ENAP, continue a leitura.

Projeto Painéis Estratégicos da UFC

A UFC concorre no Concurso Inovação no Setor Público com o projeto de inovação intitulado Painéis Estratégicos. O projeto, de acordo com a UFC, foi desenvolvido utilizando duas importantes tecnologias, a Business Intelligence, mais conhecida como BI, e o software Power BI. Com a congregação dessas duas tecnologias, a UFC foi capaz de inovar e criar uma plataforma que oferecesse informações organizadas, atraentes e em tempo real sobre a instituição.

O projeto Painéis Estratégicos da UFC é composto por diversas plataformas. Entre elas podemos destacar as seguintes:

Painéis de Gestão de Pessoas

Ao clicar nos Painéis de Gestão de Pessoas, é possível acessar um conjunto de informações organizadas sobre diversos pontos relacionados a esse setor, como as ações prioritárias para 2021 e o plano de desenvolvimento da UFC até 2022.

É também possível verificar os dados relacionados aos servidores da UFC, como lotação, carga horária, cor, entre outras informações que podem ser acessadas pela comunidade interna da instituição, como alunos, técnicos administrativos e docentes. Além disso, os dados podem ser consultados também pelo público externo.

Painéis de Pesquisa e Pós-graduação

Também faz parte dos painéis estratégicos o painel voltado para pesquisa e pós-graduação da UFC. Dividido em cinco eixos (bolsas de pós-graduação, ensino, orçamento, pesquisa e inovação tecnológica), este painel reúne um grande conjunto de informações que podem interessar tanto a comunidade interna da instituição quanto externa, a exemplo de pesquisadores que desejam fazer um pós-doutorado.

Em síntese, o projeto Painéis Estratégicos facilita o trabalho dos gestores da UFC e garante que essa se torne mais transparente diante da sociedade. Afinal, basta apenas alguns cliques para ter acesso a importantes informações sobre a instituição.

O projeto Painéis Estratégicos da UFC concorre em mais de 200 iniciativas

Vale destacar que o projeto Painéis Estratégicos da UFC concorre com outras iniciativas de todo o país: são, precisamente, 219 iniciativas. Isso significa dizer que a UFC não é a única instituição pública que vem buscando criar projetos de inovação com o objetivo de alcançar melhores resultados na administração pública, o que é bom para todos, principalmente para a população que depende dos serviços prestados pelos órgãos públicos.

Agora o projeto Painéis Estratégicos da UFC segue para a última etapa da competição. Nesta oportunidade, cada equipe fará a apresentação de seu projeto para um comitê julgador.

Cabe destacar, por fim, que a UFC concorre na categoria Inovação em Processos Organizacionais. Nesta categoria, cinco órgãos públicos estão na final, sendo estes: Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundação Oswaldo Cruz, Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Destes, apenas três serão os vencedores.

Inovar na administração pública se tornou fundamental para se alcançar maior eficiência e produtividade nas operações organizacionais diárias. É uma condição essencial para que o órgão cumpra sua finalidade.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por