16/03/2023 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, declarou hoje, em Presidente Prudente, que o objetivo do TCESP é auxiliar os Executivos municipais no aprimoramento das administrações.
“Não queremos ser cães de caça, mas cães-guia. A ideia é trabalhar com os gestores”, afirmou durante palestra no Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. “Não gostamos de reprovar as contas de ninguém. Exatamente o contrário. Queremos orientar e ser parceiros”, completou.
Na avaliação de Beraldo, a união de esforços é a melhor forma de elevar a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Ed Thomas, Prefeito de Presidente Prudente, concordou. “Estamos aqui para fazer o certo e o certo é a direção apontada pelo Tribunal de Contas.”
A primeira etapa do Ciclo reuniu 49 Prefeitos da região. Ao todo, compareceram cerca de 600 pessoas, entre Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Vereadores e Técnicos de várias cidades do oeste paulista.
Foram discutidos temas como planejamento, Terceiro Setor, a Nova Lei de Licitações e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pelo TCESP para medir a eficiência das administrações locais.
Também participaram o Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Vereador Tiago Santos de Oliveira; o Secretário Diretor Geral da Corte, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor das Contas do Governador, Abílio Licinio dos Santos Silva; os Diretores dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, Paulo Massaru e Alexandre Carsola; o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Fabio Xavier; o Diretor Gabriel Marchi da Silva; o Procurador do Ministério Público de Contas, José Mendes Neto; o Auditor Substituto de Conselheiro, Josué Romero; o Diretor da Unidade Regional (UR) 5, Maurídes Tedeschi; e o Diretor substituto da UR 18, Wellington Fernando Saldeira.
O próximo encontro acontece em abril, em São José do Rio Preto.
Fonte: https://www.tce.sp.gov.br/6524-presidente-tcesp-destaca-parceria-com-prefeituras-para-melhoria-gestao-publica