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Por que as cidades do Ceará possuem elevados índices educacionais

por ANAFISCO

A crise na educação é um dos principais fatores que contribuem para o déficit da atualidade. O percentual de crianças de 10 anos que não conseguem ler e interpretar um texto simples está em cerca de 50%. Mas não no Ceará.

Muitas lições podem ser aprendidas ao observar como combater a pobreza de aprendizagem assim como o Ceará tem feito a despeito de ser um estado relativamente pobre, populoso com, em média, 9 milhões de habitantes.

Além disso, a cidade de Sobral, pequena com seus 200 mil habitantes, é um lugar onde, há 20 anos atrás, a grande maioria das crianças eram analfabetas. Porém hoje, a cidade está no topo da lista das melhores no quesito educação básica.

Números de Ceará e Sobral

Em 2019, o Ceará alcançou o melhor resultado do país inteiro em alfabetização, de acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica divulgados pelo MEC e pelo Inep. 

Segundo o levantamento, os estudantes cearenses apresentaram os melhores resultados nas matérias de língua portuguesa e matemática, comparados aos alunos das demais unidades do país. 

Só em língua portuguesa, a proficiência média foi 765,50, seguido de 769,32 em matemática.

Ainda em 2019, o Ceará também foi destaque com seu desempenho em alfabetização.

Pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o objetivo de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com 92,7% de sucesso.

Em 2007, somente 14 cidades haviam alcançado esse feito com 39,9% das crianças alfabetizadas.

Há pouco tempo atrás, quase todas as 184 cidades cearenses tinham níveis muito baixos na qualidade do seu ensino, além de recursos muito limitados.

Atualmente, estes mesmos municípios conseguiram melhorar a qualidade do ensino mais rapidamente do que o resto do Brasil inteiro. 

A pequena cidade de Sobral conseguiu sair da posição 1.366º para o primeiro lugar nacional no IDEB – tanto nos anos iniciais como nos anos finais -, além de ter alcançado  níveis de qualidade comparáveis aos sistemas de educação de excelência mundial do padrão PISA.

Hoje, tanto o Ceará quanto Sobral ostentam os primeiros lugares com os menores índices de pobreza de aprendizagem do Brasil, e seus resultados estão bem acima do que se esperaria pelo seu contexto socioeconômico.

Ranking das 10 melhores escolas do Brasil no Ideb 2021

  • Do 1º ao 5º ano
  1. Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes (Massapê, Ceará)
  2. Escola Municipal Antônio Silvano Balacó (Pires Ferreira, Ceará)
  3. Centro Educacional Rural (Pires Ferreira, Ceará)
  4. Escola Municipal José Alves de Sena (Ararendá, Ceará)
  5. Escola Municipal José Eneas Pinheiro (Milhã, Ceará)
  6. Escola Municipal Prefeito Raphael Cláudio de Araújo (Mucambo, Ceará)
  7. Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará)
  8. Escola Municipal Macário José de Farias (Cruz, Ceará)
  9. Escola Municipal Francisco Ricardo da Silva (Mucambo, Ceará)
  10. Escola Municipal Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo, Ceará)
  • Do 5º ao 9º ano
  1. Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz, Ceará)
  2. Centro de Educação Infantil e Fundamental Edval Araújo da Silva (Novo Oriente, Ceará)
  3. Escola Municipal Alzira Maria de Araujo (Pires Ferreira, Ceará)
  4. Escola Municipal Firmino José (Ararendá, Ceará)
  5. Escola Municipal  João Evangelista da Cruz (Cruz, Ceará)
  6. Escola Municipal Pedro Marques da Cunha (Cruz, Ceará)
  7. Escola Municipal 03 de Dezembro (Ararendá, Ceará)
  8. Escola Municipal Santa Cecília (Cruz, Ceará)
  9. Escola Municipal Professora Janaina Mercia Freire Silva (Custódia, Pernambuco)
  10. Escola Municipal de Educacao Basica Engenheiro Guttenberg Breda Netto (Coruripe, Alagoas)

Qual o segredo do sucesso da educação do Ceará

O sucesso da educação do Ceará podem ser resumidos em três pilares

  • Um compromisso político sustentável com a educação, com ênfase na alfabetização universal na idade certa; 
  • Incentivos financeiros para os municípios atingirem as metas de aprendizagem definidas;
  • Assistência técnica para os municípios com dificuldades em melhorar as taxas de aprendizagem.

Esse modelo pressupõe que exista um elevado grau de autonomia das cidades para implementar suas próprias políticas de educação com um sistema robusto e confiável de monitoramento e avaliação que possibilite a avaliação contínua dos principais resultados da educação.

Por fim, já em Sobral, o segredo do sucesso na educação não é exatamente um segredo, mas uma abordagem abrangente, composta por diversos programas, atividades e estratégias.

Entre as estratégias adotadas estão incluídas:

  • Priorizar a alfabetização na idade certa;  
  • Ter um sistema de monitoramento e avaliação que responsabiliza agentes educadores a conseguir resultados; 
  • Selecionar os gestores da escola baseada em seu mérito; 
  • Disponibilizar materiais didáticos estruturados; 
  • Formar professores com práticas pedagógicas para a sala de aula; 
  • Avaliar a aprendizagem dos estudantes com monitoramento e devolutivas para as escolas;
  • E estabelecer metas de aprendizagem e definir estratégias para melhorar a gestão da sala de aula e, por consequência, motivar professores também com bonificação por seus resultados.

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