Home ANAFISCO Nunchi: a tática ensinada em escolas coreanas que pode ser a chave para a felicidade e o sucesso

Nunchi: a tática ensinada em escolas coreanas que pode ser a chave para a felicidade e o sucesso

por ANAFISCO

A busca por como ser mais feliz en um mundo em constante transformação é contínua, mas uma ferramenta emocional muito popular na Coreia do Sul parece ter entrado no radar global. Chamado de nunchi, este “sexto sentido” é ensinado às crianças ainda na escola e se tornou popular após o lançamento de livros como o “O Poder do Nunchi: O Segredo Coreano para o Sucesso e a Felicidade“, de Euny Hong.

Na prática, nunchi é a arte de ver o que os outros não conseguem e até intuir as emoções das pessoas. Isso exige acuidade visual, escuta ativa e atenção aos detalhes. O significado literal é algo como “medida do olho” ou “medida visual”. 

Em entrevista ao The Guardian, Hong explica que o nunchi pode ajudar a identificar a fila mais rápida do supermercado, perceber que alguém precisa de ajuda no ônibus ou entender que não é um bom momento para falar com um colega de trabalho, por exemplo. Tudo a partir da observação. Dessa forma, é possível recalibrar as próprias crenças a partir dos sinais enviados pelos outros e pelo ambiente.

Na Coreia não se fala em ter um “bom nunchi”, mas um “nunchi rápido”. Ou seja, ter a capacidade de processar rapidamente os sinais enviados ao redor. Desde cedo, as crianças são alertadas sobre a importância de estarem conectadas ao ambiente em que estão.

Hong diz que os pequenos já começam a ouvir sobre o assunto aos 3 anos de idade. “Se todo mundo está do lado direito de uma escada rolante e uma criança está descansando do lado esquerdo, o pai vai dizer: ‘Por que você não tem nenhum nunchi?’” Ou seja: “por que você não está conectado ao ambiente?”

Para a autora, essa educação vai além de só parecer algo rude com a criança: é uma forma de ajudar a entender a natureza dos relacionamentos e hierarquia dentro de um grupo, observar o humor geral e estar ciente da situação do contexto e do papel de cada um.

Quem tem um nunchi rápido é capaz de capturar qualquer mudança ao seu redor e usar isso para parecer competente e engajado. Segundo consta, a característica aproxima as pessoas, tornando o círculo social maior e levando, consequentemente, uma vida mais feliz. Também é possível se destacar em situações naturalmennte estressantes, como entrevistas de emprego ou um evento familiar.

A autora diz que, obviamente, o nunchi também pode ser usado com intenções comerciais, como a negociação, ou em situações bem menos nobres, como a manipulação. Tudo vai depender de quem o está usando e da capacidade dos demais de identificar. “Usar o nunchi significa apenas que você está utilizando os dados a seu favor para criar conforto para você e para todos os outros”, diz.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/Gestao-de-Pessoas/noticia/2022/02/esta-tatica-ensinada-em-escolas-coreanas-que-pode-ser-chave-para-felicidade-e-o-sucesso.html

Você também pode se interessar por