Um extenso relatório de pesquisa produzido e divulgado pela Protiviti em parceria com o Instituto de Auditores Internos, nos Estados Unidos, identificou riscos cibernéticos, privacidade de dados e escassez de talentos entre os maiores desafios tecnológicos que as empresas de auditoria enfrentam. O relatório foi chamado de “Navigating a Technology Risk-Filled Horizon”, em uma tradução literal: Navegando em um Horizonte cheio de riscos tecnológicos.
O relatório “funciona tanto como um espelho quanto como um roteiro. Ele fornece insights sobre o estado atual dos riscos tecnológicos, ao mesmo tempo que orienta líderes e equipes de auditoria tecnológica através dos desafios e oportunidades que estão por vir.”
Um dos riscos evidenciados pela pesquisa está relacionada na lacuna de talentos em TI, que é uma preocupação crescente. De acordo com a pesquisa:
Embora os inquiridos relatem que as suas equipas de auditoria de TI são moderadamente proficientes na avaliação eficaz da gestão de talentos de TI e da ameaça percebida associada à atração, desenvolvimento e retenção de pessoal tecnológico qualificado que está no meio do grupo em comparação com outros riscos, a preparação empresarial permanece relativamente baixa.
Principais conclusões do relatório
- A cibersegurança é a principal prioridade… e por uma ampla margem.
- A inteligência artificial (IA) é um risco emergente com lacunas na preparação organizacional e na proficiência em auditoria.
- A lacuna de talentos em TI é uma preocupação crescente.
- A privacidade dos dados é um desafio regulatório crescente.
- A governança e a transformação de dados são uma preocupação significativa.
- Navegar no cenário complexo de riscos de terceiros e de fornecedores é um desafio.
- Auditorias mais frequentes impulsionam a preparação para riscos.
Confira ainda
Fonte: https://alcantara.pro.br/portal/2024/01/18/nova-pesquisa-apresenta-os-risco-emergente-da-ia-para-auditores/