Home ANAFISCO Mobilidade verde: conheça o conceito que veio pra ficar

Mobilidade verde: conheça o conceito que veio pra ficar

por ANAFISCO

A pauta ambiental tem recebido atenção especial devido à realização da COP 27 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O evento, que vai do dia 7 a 18 de novembro deste ano, reúne lideranças mundiais para discutir a questão climática, estabelecendo novas metas quanto a redução de gás carbônico, principalmente dos transportes.

O que é mobilidade verde?

A mobilidade diz respeito ao fluxo de pessoas e recursos, que se traduz em cada movimento realizado na economia. Diariamente, milhões de informações são trocadas e quanto mais dados fizerem parte de um sistema informacional, associado à tecnologia de ponta, melhor serão as decisões tomadas na organização das cidades. Portanto, a mobilidade verde significa transformar a logística urbana de modo que ela seja eficiente, ecológica e priorize o desenvolvimento humano, buscando as melhores soluções.

 As principais soluções em transporte ecológico

Um levantamento realizado pela Revista Valor aponta que um terço do gás carbônico emitido na atmosfera é proveniente dos carros. Sendo assim, mudar a malha de transportes é um requisito para desenvolver cidades inteligentes.

 Veja algumas ações de mobilidade verde

  • Incentivar o uso de ciclofaixas, promovendo a infraestrutura adequada para a circulação de ciclistas e também a aquisição de bicicletas elétricas, criando postos de carregamento mais o incentivo ao setor.
  • Promover formas de combustível renovável, como o etanol e carros no modelo flex, que também aceitam o álcool para gerar energia.
  • Investir no transporte público coletivo, adaptando os ônibus às tecnologias inteligentes, tornando-os elétricos ou compatíveis com o biocombustível.
  • Criar um ecossistema de empreendedorismo no qual empreendedores brasileiros possam pesquisar, produzir e comercializar soluções de mobilidade verde, ajudando a movimentar a economia.
  • Desenvolver sistemas de informação com dispositivos, inteligência artificial e softwares capazes de monitorar o desempenho do fluxo de veículos, produtos e pessoas.

 O Brasil segue se adaptando

O Brasil tem cadeira garantida na COP 27 e pode se beneficiar dessa proximidade para ter acesso a soluções mais rapidamente. No Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio de 2022, foi observado que da crise de combustíveis na Europa, surgiu a oportunidade do mercado brasileiro exportar etanol. Lidando com a falta de fomento ao álcool, é possível que esse cenário mude diversas perspectivas. Outra iniciativa em São Paulo, é a participação da Enel no projeto de criar uma frota de ônibus elétrico na cidade com investimento de R$ 8 bilhões.

Você também pode se interessar por