Home ANAFISCO MASDAR: CONHEÇA A CIDADE 100% TECNOLÓGICA E SUSTENTÁVEL AO LADO DE DUBAI

MASDAR: CONHEÇA A CIDADE 100% TECNOLÓGICA E SUSTENTÁVEL AO LADO DE DUBAI

por ANAFISCO

A tecnologia está cada vez mais presente nos contextos atuais, especialmente em nosso dia a dia. O surgimento de aparelhos e dispositivos cada vez mais modernos produzem mais otimização em nosso dia a dia, fazendo-nos mais produtivos e com cargas de afazeres pessoais e profissionais menores.

Agora, imagine viver em um lugar completamente tecnológico, e o melhor de tudo, totalmente ligado à sustentabilidade? A Cidade de Masdar oferece esse conceito, e muito mais.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre essa incrível cidade.

Masdar: a cidade do futuro

Estando a cerca de 30 minutos da Capital dos Emirados Árabes, o conhecido Abu Dhabi, Masdar é basicamente uma cidade do futuro. De acordo com informações do local, estima-se que ela estará 100% pronta até o ano de 2025. Arquitetada pela empresa britânica Foster and Partners, atualmente a cidade possui cerca de 640 hectares, e toda a sua estrutura destaca-se por:

• Oferecer conforto e proteção contra problemas climáticos;

• Ser completamente aberto para novas tecnologias;

• Incentivar a caminhada e o uso de transportes públicos, a fim de reduzir a emissão de gases poluentes;

• Editar projetos para tornar-se autossuficiente.

Principais tecnologias de Masdar

Devido ao crescente avanço da tecnologia nos contextos atuais, percebemos o surgimento de diversos aparelhos e dispositivos funcionais para uma casa, tornando a rotina de pessoas cada vez mais prática.

Se tratando de Masdar, por exemplo, esse processo acabou sendo expandido a um nível de comunidade. Ou seja, as pessoas que moram ou visitam a cidade não encontram processos inteligentes apenas nas casas, mas sim em toda a região.

A arquitetura

Possuindo elevadas temperaturas em determinados meses do ano, caminhar pela cidade torna-se um grande desafio, às vezes. Dessa forma, todos os prédios no local foram milimetricamente arquitetados para oferecer conforto térmico a todas as pessoas.

Eles não apenas oferecem sombra, mas como também a distância entre os prédios é bem menor, fazendo com que o turista não caminhe muito para chegar até o seu destino. Além de fornecer abrigo, também evita a necessidade de utilizar carros e outros veículos de transporte. Além disso, existem túneis e parques de ar, a fim de deixar Masdar ainda mais fresca, tornando-a ideal para ciclistas e pedestres.

Energia Solar

Quando nos referimos a energias renováveis, sabemos que eles são os melhores componentes para preservar a sustentabilidade e garantir ainda mais economia. Na cidade de Masdar, eles estão por todos os lugares. Por exemplo, os transportes públicos são todos elétricos, e além disso podem circular de forma livre no subterrâneo.

Por outro lado, o investimento em energia solar, bem como as máquinas eólicas presentes na cidade pretendem garantir que toda a cidade funcione de forma autônoma, até mesmo casas, apartamentos e estabelecimentos que funcionam à base de painéis fotovoltaicos.

Reciclagem

Priorizando o meio ambiente e a sustentabilidade, a cidade não apenas possui centros de reciclagem, mas também oferece planos para reutilizar quaisquer tipos de materiais descartados! Com isso, a cidade garante um ciclo mais eficiente entre os produtos, fazendo com que todos eles sejam sempre reutilizados e nunca jogados em mares, oceanos e florestas.

De forma prática, os principais investimentos da cidade, nesse quesito, são:

• Tratar e reutilizar toda a água

• Tornar as casas adequadas para que os resíduos sejam reaproveitados;

• Realizar a produção de combustíveis e alimentos baseados em materiais reutilizados.

Neutralização do gás carbônico

Não menos importante do que os benefícios e estratégias utilizadas por Masdar, é a questão da neutralização do carbono. Isso porque o foco do futuro, é basicamente em energia totalmente limpa, bem como a adoção de novos estilos de vida e reutilização dos resíduos para que esse objetivo seja totalmente possível.

Gostou deste artigo? Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a incrível cidade de Masdar, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Responda a nossa enquete e tire mais dúvidas sobre esse e outros temas.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por