Home ANAFISCO IBGE sediará Hub Regional para Big Data e ciência de dados

IBGE sediará Hub Regional para Big Data e ciência de dados

por ANAFISCO

O Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) e a Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) assinaram em 8 de abril desse ano um Memorando de Entendimento para a implantação do Hub Regional para Big Data e Ciência de Dados no Brasil.

O Hub Regional do da Plataforma Global da ONU tem como objetivo estimular a parceria entre os vários institutos de estatística da América Latina e do Caribe. Dessa forma, eles poderão contribuir para a modernização da produção de estatísticas oficiais através da utilização de Big Data e Ciência de Dados.

Além disso, as parcerias irão favorecer o compartilhamento de conhecimento entre os órgãos e o desenvolvimento de novas iniciativas entre os países latino-americanos e caribenhos.

A ideia do Hub Regional é facilitar a elaboração dos dados oficiais e os indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para isso, serão promovidas diversas atividades ligadas ao compartilhamento de conhecimentos sobre algoritmos, ferramentas e métodos e treinamentos na América do Sul e Central para a comunidade estatística.

Além do Brasil, outros países foram escolhidos para sediar um Hub Regional ao redor do mundo. Hoje, os Hubs estão instalados em quatro países diferentes, Brasil, Ruanda, China e Emirados Árabes.

Susana Cordeiro Guerra é presidente do IBGE e acredita que ter sido escolhido como uma das sedes do Hub é uma conquista importante para o órgão e para o país. Já que demonstra o reconhecimento e o respeito que a comunidade internacional tem pelo trabalho de excelência realizado pelo IBGE.

Ela também atribui a escolha aos esforços feitos pela organização durante o período de pandemia. Mesmo com o isolamento social e o lockdown, o IBGE foi capaz de manter sua produção de conteúdo, sem deixar de inovar e avançar em determinadas linhas de ação, principalmente aquelas ligadas à tecnologia.

Hoje, o Hub é uma ferramenta essencial para a modernização do IBGE. Isso porque, as atividades e os produtos realizados dentro deste projeto vão contribuir para aumentar e transformar a forma como dados estatísticos e geocientíficos são produzidos no Brasil.

O Hub Regional é coordenado pela Escola Nacional de Ciências e Estatísticas (ENCE) do IBGE. Entretanto, suas atividades podem abranger os esforços de diferentes setores dentro do IBGE e a participação da população.

A coordenação do ENCE enxerga uma excelente oportunidade para a instituição. Não só por liderar um projeto de âmbito mundial, mas por contribuir diretamente com o avanço da Ciência de Dados e do Big Data como base para as estatísticas oficiais.

Além disso, a escola está animada com todas as oportunidades de compartilhar conhecimento e inovação com outras áreas do IBGE e com os demais parceiros internacionais do projeto, principalmente na América Latina e Central.

Hackathon

Hackathon é a primeira atividade apoiada pelo Hub Regional brasileiro. Esse é um evento internacional onde a UNSD pretende promover a aplicação da Ciência de Dados junto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A United Nations Major Group for Children and Youth (MGCY) é responsável pelo projeto e conta com o apoio de todos os Hubs Regionais espalhados pelo mundo.

A Hackathon vai ser totalmente online, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Os participantes precisam utilizar a Ciência de Dados e o Big Data para criar propostas e ferramentas capazes de monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além disso, eles também podem propor soluções que ajudem na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em suas regiões.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro por estudantes e profissionais de diversas áreas com até 32 anos de idade e organizados em grupos de 3 a 5 pessoas.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por

Deixar um Comentário