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GESTÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

por ANAFISCO

A gestão da inovação no setor público é um assunto que vem sendo muito debatido por vários setores da sociedade.

Algumas pessoas imaginam que a atividade está relacionada com as inovações tecnológicas proporcionadas pelo surgimento das novas tecnologias.

Entretanto, o conceito de inovação no setor público é muito mais amplo e pode acontecer em várias áreas que não demandam unicamente o uso das novas tecnologias.

Inovação no setor público: o que é?

A inovação no setor público é uma atividade de implementação de novos recursos e elementos que acarretam o processo de descontinuidade dos procedimentos anteriores.

Esses recursos proporcionam a melhoria na prática de gestão pública e dos serviços públicos. Além de aprimorar os mecanismos que envolvem a elaboração das políticas públicas.

O processo de inovação no setor público permite a introdução de abordagens autênticas no intuito de causar um impacto positivo na sociedade.

Já no setor privado, esses impactos podem ser representados por meio de uma vantagem competitiva no mercado.

As questões se tornam mais complexas no setor público. Assim, o conceito de inovação pode ser descrito sob a análise de três elementos principais:

1. Novidade

No processo de inovação do setor público, a novidade descreve a etapa de introdução das abordagens com caráter inédito.

As abordagens também podem ser existentes, mas devem ser aplicadas sob a análise de contextos distintos.

Dessa forma, a novidade pode ser construída dentro do próprio estabelecimento ou se apresentar como uma adaptação de um processo de inovação implementado anteriormente em outra unidade.

2. Implementação

A inovação do setor público deve encontrar parâmetros para ser implementada ou ser capaz de atingir um nível de influência tangível.

A implementação não pode ser entendida como uma ideia que nunca sairá do papel. Tampouco como uma invenção que jamais será praticada.

A etapa de invenção estimula o surgimento de ideias e pensamentos que serão colocados em prática no intuito de encontrar uma sugestão plausível e eficaz ao processo de implementação.

3. Resultado

Nesta fase, processo de inovação deve fornecer resultados públicos, capazes de proporcionar satisfação, eficiência e melhoria na vida dos cidadãos.

Como surgiu à inovação no setor público?

O processo de inovação no setor público é marcado por grandes transformações que reconfiguraram o modo de vida da sociedade e até mesmo da segmentação pública.

A década de 1990 proporcionou grandes evoluções em vários segmentos sociais. O setor da administração foi impactado por intensas transformações.

Assim, muitos eventos se fortaleceram nessa época, provocados pela explosão da internet e a introdução das novas tecnologias que desenharam um novo cenário de globalização.

As pessoas mudaram a forma de se relacionar com o mundo, adquirindo um novo perfil explicitamente visível na postura que envolve o relacionamento com as empresas de setor público e privado.

Se por um lado se tornaram consumidores mais exigentes, pelo outro se transformaram em usuários que buscam um relacionamento mais aberto e transparente, impactando diretamente o setor público.

Neste setor não existem consumidores, mas sim usuários cidadãos que desfrutam de vários serviços públicos e demandam o atendimento de diversos profissionais do setor de administração pública.

Dessa forma, o processo de inovação no setor público não reflete unicamente na qualidade do atendimento.

A nova estrutura social construída pelas novas tecnologias impulsionou o setor a adotar sistemas e ferramentas mais eficazes.

O setor público também adotou novas metodologias que envolvem práticas administrativas, levando em consideração o novo modelo de gestão.

Esses novos recursos fazem parte da inovação do setor público e podem ser aplicados em vários setores e contextos.

É fundamental que o conceito de inovação esteja bem definido, no intuito de que ele não seja confundido com invenção.

A invenção diz respeito à construção de algo inédito, de determinado fato ou conhecimento que não existia antes de sua descoberta.

A inovação tem como metodologia estipular uma nova conotação a uma invenção realizada, objetivando implementar algo dentro de um contexto já existente.

Inovação no setor público x privado

É importante separar o conceito de inovação no setor público da lógica que envolve o processo de inovação no setor privado.

A inovação no setor privado é regida pela atividade de competição entre as empresas que almejam se destacar no mercado superando a concorrência.

Na busca por novos clientes, essas organizações precisam apresentar produtos e serviços diferenciados e, consequentemente, aumentar a margem de lucros.

Entretanto, a inovação no setor público não é impulsionado pelo lucro. Esse setor se movimenta visando estabelecer uma melhoria nas condições socioambientais.

Suas estratégias consideram questões como a redução das desigualdades, preservação do meio ambiente, solução para problemas coletivos e sociais, entre outros aspectos que demandam a mesma atenção.

O setor público apresenta alguns tipos de inovação. Veja os principais:

Inovação nas políticas públicas

Elas estão presentes em iniciativas como o Programa Bolsa Família, Programa Saúde Família, cota nas faculdades públicas, entre outros projetos de natureza similar.

Inovação na melhoria dos processos

Nessa categoria é possível adotar práticas eficazes que trabalham com a otimização dos procedimentos.

Um bom exemplo é a possibilidade de emissão de determinado documento de maneira mais ágil, como a carteira de motorista.

Inovação nos serviços públicos

Esse tipo de inovação utiliza recursos capazes de melhorar as questões relacionadas ao serviço público.

Como exemplo é possível mencionar a matrícula das crianças nas escolas públicas. O processo já pode ser feito de forma online.

Inovação tecnológica

A inovação tecnológica é fundamental para o setor público. Ela está diretamente ligada ao surgimento de soluções práticas provenientes da aplicação dos conhecimentos científicos.

A internet é um dos exemplos mais populares para descrever a inovação tecnológica.

Inovação nos produtos

Em algumas situações, a inovação no setor público também pode estar presente nos produtos.

Um bom exemplo está no desenvolvimento de determinada vacina dentro de um laboratório público.

A pandemia do Coronavírus tornou mais forte essa percepção, pois muitos respiradores disponíveis no mercado foram desenvolvidos em universidades públicas.

Os aparelhos podem ser comprados por um preço mais acessível, apresentando novas funcionalidades e alta eficiência.

Como adquirir capacidade de inovação?

Três pilares são essenciais para determinada entidade ou setor construir uma capacidade de inovação. Vamos conhecê-los?

1. Capacidade de governança

Para que a inovação possa ser institucionalizada é necessário elaborar recursos capazes de determinar um ponto de partida inovador.

Essa atividade deve estar diretamente ligada aos objetivos e a cultura do setor público, para que a inovação ocorra de forma eficiente.

Resumidamente, a inovação no setor público deve ser incorporada a todas as atividades que envolvem a realização do trabalho.

As atitudes precisam ser esboçadas nos princípios e regras da entidade. Esses parâmetros devem ser utilizados na busca pela resolução de possíveis problemas.

Também devem fomentar soluções e aprimorar os processos que envolvem a prática da inovação.

2. Capacitação de pessoas

É fundamental que as instituições públicas invistam nas capacidades e habilidades dos servidores públicos.

O objetivo é estimular esses profissionais a realizarem o processo de inovação. Para isso, deve ser elaborada uma cultura que auxilie o desenvolvimento profissional.

O processo de inovação no setor público requer profissionais cada vez mais capacitados a agregarem valor às entidades empregatícias.

3. Trabalho

A cocriação é uma das atividades muito valorizadas no processo de inovação do setor público.

Seu conceito envolve a prática de soluções que são efetuadas com os seres humanos e não necessariamente para eles.

A cocriação ultrapassa os procedimentos comuns e tradicionais, como audiências, comitês ou conselhos.

Sua prática requer uma atitude participativa, indo além do conceito de coletividade.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

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