Home ANAFISCO Educação empreendedora é trabalhada com estudantes na EE Presidente Vargas

Educação empreendedora é trabalhada com estudantes na EE Presidente Vargas

por ANAFISCO

No Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados, os estudantes do Curso de Qualificação Profissional – Inspetor de Qualidade da Escola Estadual Presidente Vargas participaram de uma atividade de empreendedorismo. Trata-se de Educação Empreendedora, um tema de extrema relevância nos dias atuais.

Para saber mais sobre esse projeto inspirador, continue lendo esse post!

Educação Empreendedora: uma ideia inovadora no ensino

O “Projeto de Empreendedorismo na Produção de Sabonetes Artesanais com Ervas Aromáticas”, que recebeu o apoio dos professores do Itinerário Formativo Inspetor de Qualidade, trabalhou com os jovens o tema da Educação Empreendedora.

Mais do que apenas um projeto escolar, a oficina foi usada na escola para que os alunos pudessem entrar em contato com esse tema tão relevante nos dias atuais. Por meio de Metodologias Ativas, eles puderam relacionar teoria e prática em uma mesma atividade.

De acordo com a gestora do projeto Maria Carvalho, a atividade contou com a participação e a intervenção da professora mestre Paula Andréia Nascimento Borges, que é empreendedora. Ela foi responsável por ministrar a oficina, ao lado dos professores do Itinerário Formativo Inspetor de Qualidade.

Outra participante do projeto, a professora coordenadora de Práticas Inovadoras Nayara Lais, afirmou que o trabalho envolvia alguns objetivos que, quando cumpridos, são muito importantes para a compreensão do tema da Educação Empreendedora por parte dos alunos. Os objetivos envolviam os seguintes aspectos:

• Reconhecimento dos diversos sistemas de Gestão de Qualidade;

• Identificação de problemas;

• Trabalhar com os jovens a ideia da sustentabilidade, a partir da reutilização de materiais simples e usados que foram doados ou descartados;

• Mostrar que o empreendedorismo também pode ser praticado com baixo custo e fácil aplicabilidade;

• Ensinar aos estudantes algumas formas de empreender e comercializar os produtos do seu trabalho.

A professora também enfatizou que o projeto e os objetivos cumpridos são fundamentais para a construção de saberes, bem como para a autonomia e o protagonismo juvenil.

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Educação Empreendedora desenvolve junto aos estudantes as competências necessárias para que eles construam seus projetos de vida. Além disso, colabora para o seu desenvolvimento integral e estimula nos jovens o protagonismo, nas mais variadas faixas etárias.

Portanto, trabalhar a Educação Empreendedora com os jovens é a melhor forma de construir um futuro de sucesso para eles, seja como profissionais de destaque ou como donos de empresas eficientes. E a Escola Estadual Presidente Vargas mostrou como fazer isso na prática.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por