Home ANAFISCO Como funcionam os sistemas funerários humanos em cidades inteligentes

Como funcionam os sistemas funerários humanos em cidades inteligentes

por ANAFISCO

O mundo está passando por um processo de digitalização muito acelerado que tem tornado tudo muito impessoal. Por esse motivo cada vez mais tem se falado de atendimento humanizado, principalmente no que se refere à qualidade do atendimento no ramo funerário.

O atendimento humanizado no sistema funerário inclui desde os serviços oferecidos, como também o atendimento, equipamentos e as instalações da empresa. 

“Especialmente quando se trabalha com temas sensíveis como a perda de entes queridos e com pessoas em circunstâncias vulneráveis, o que se procura é um atendimento humano, mas ao mesmo tempo eficiente e prático”, disse Márcio Rogério Müller, CEO da Novacorp Tecnologia.

De acordo com Márcio, é importante que esse momento de dor seja respeitado pois além da série de decisões que essas pessoas precisam tomar, ainda precisam ter seu luto respeitado.

Para auxiliar nessa tarefa, as cidades inteligentes têm investido em softwares para auxiliar as funerárias com soluções práticas do dia a dia, facilitando para que prestem um serviço mais acolhedor e humanizado.

“Não é preciso investir em equipamentos para possuir uma gestão inteligente, pois softwares são implantados em equipamentos já existentes, mas podem contar com armazenamento em nuvem, com 100% de segurança”, disse, Márcio.

Entre as soluções proporcionadas por esses softwares para as cidades inteligentes destacam-se o controle de funerais realizados, organização de contratos, valores e demais documentos.

Os sistemas funerários e a gestão pública

As soluções tecnológicas têm se mostrado muito úteis para a gestão pública ao auxiliar no controle e gestão do serviço funerário

Através do software é possível identificar dados como a quantidade de sepulturas cedidas que ficarão vagas, a quantidade de sepulturas ainda disponíveis, entre outros dados.

Quais os benefícios do uso da tecnologia para os sistemas funerários?

Entre as vantagens principais de um software de gestão funerária para as cidades inteligentes destacam-se:

  • Controle de dados sem necessidade do uso de papel: O software que funciona através da tecnologia cloud computing dispensa a necessidade do uso de cadernos e arquivos físicos. 
  • Localização rápida de sepulturas ocupadas e disponíveis: Através da modernização digital na gestão dos cemitérios municipais, as Prefeituras ganham agilidade e facilidade na consulta de disponibilidade de vagas, número de sepulturas ocupadas, além da facilidade de incluir dados e consultar o histórico de alterações.
  • Histórico da pessoa falecida: Todas as informações sobre o falecido como data do falecimento, causa da morte, médico que declarou o óbito, funerária responsável e capela mortuária onde será realizado o velório, podem ser consultadas através desses softwares.
  • Consulta pública dos sepultamentos e registro rápido e fácil de velórios: Através dos softwares de gestão é possível o armazenamento de dados funerários de cada Prefeitura, ficando esses registros, também disponíveis para consulta da comunidade.
  • Melhor integração com os departamentos municipais: os softwares de sistemas funerários possibilitam às prefeituras a criação de um sistema único, disponibilizando todos os dados de forma rápida.
  • Maior facilidade de controle tributário e uma melhor gestão do uso de materiais: Os softwares permitem que os lançamentos tributários sejam automatizados, facilitando o gerenciamento de pagamentos, saldos e débitos. Além disso, gastos oriundos da manutenção dos cemitérios também podem ser gerenciados através destes sistemas.

Cidade de Minas Gerais destaca-se por projeto funerário

A cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais, recentemente foi premiada na 1ª edição do Prêmio Cidades Inteligentes, pela obra do cemitério vertical biosseguro, que é o primeiro cemitério público do país nesse padrão. 

A obra se destacou pela sua alta tecnologia e sustentabilidade, que conta com 265 gavetas, distribuídas em sete andares e durabilidade superior a 50 anos, além do fato que as peças produzidas representam, em média, 167 garrafas pet a menos no meio ambiente.

Enquanto nos cemitérios convencionais são necessários 546 m² para as mesmas 265 gavetas, nesse surpreendente projeto são necessários menos de 100 m².

Por fim, o sistema rotativo acaba com a demanda por novas sepulturas, evitando a contaminação do ar, do solo e do lençol freático. 

Você também pode se interessar por