Home ANAFISCO Como eram as cidades romanas e suas inovações tecnológicas

Como eram as cidades romanas e suas inovações tecnológicas

por ANAFISCO

A civilização romana é uma mistura de influências que ganhou destaque por construir um Império que durou mil anos. Entre suas maiores influências estão suas inovações em engenharia e arquitetura, como as técnicas diferenciadas para aquedutos, estradas e monumentos. 

Primeiramente, a civilização romana teve sua origem em meados do século VIII a.C (753 a.C). Sua rápida expansão logo fez com que a cidade de Roma passasse a ser o centro da civilização ao mesmo tempo que seu império passou a ser um dos maiores do mundo. 

Uma das civilizações mais conhecidas por invenções, em muitos casos, mais precisamente inovação, trouxeram mudanças para muitas tecnologias utilizadas até hoje

Como eram as cidades romanas?

As cidades romanas contavam com uma série de empreendimentos públicos como teatros, e mercados, e seu território possuía uma infraestrutura composta de pontes, aquedutos e canais. 

A típica casa romana, teve influência das casas gregas, os peristilos, e também pela atrium, a casa etrusca.

Porém, muito embora a arquitetura seja um ponto forte da civilização romana, as obras de engenharia são também um ponto forte que influenciou todo o mundo.

Um exemplo disso são as estradas romanas, muito conhecidas por sua eficiência e utilidade e também por serem as primeiras obras a ganharem destaque. 

Elas eram feitas de pedra e apresentavam declividade para escoamento das águas pluviais, além de possuírem uma largura que permitia a passagem de carruagens e pedestres.

Outro destaque da civilização foram os arcos, que tornavam a estrutura mais leve e econômica, aumentando sua estabilidade.

Mas a maior contribuição da civilização romana foi, sem dúvidas, os aquedutos e fossas públicas. 

Essas construções marcaram um avanço histórico, por um investimento até então inédito em um serviço coletivo voltado exclusivamente às necessidades básicas da população.

A Cloaca Máxima, por exemplo, foi uma obra fundamental que consiste num sistema de esgoto primitivo, no qual os dejetos eram recolhidos e direcionados para o Rio Tibre. 

A construção dessa obra de engenharia iniciou antes mesmo do crescimento exponencial da cidade romana.

Por fim, importante destacar os banhos públicos de Roma, cujo propósito era o lazer e a higienização da comunidade. 

Com água vinda dos aquedutos, possuíam sistema de aquecimento para os banhos não precisassem parar durante o inverno. 

Tecnologias romanas 

  • Os conhecidos arcos

Os romanos foram os primeiros a encontrar uma maneira de fixar um arco em cima de dois pedestais altos, formando uma espécie de passarela (muitas vezes utilizadas como rodovias). 

Muitas pontes foram construídas em cima desses arcos, assim como os aquedutos, esgotos, anfiteatros e até mesmo a mais famosa obra romana, o Coliseu. 

Os arcos romanos também foram usados nas catedrais mais magníficas da história, pois era o único método conhecido para construir um telhado em um prédio sem a utilização de vigas de suporte.

  • As famosas estradas

Roma antiga possuía um dos mais sofisticados sistemas de estradas dos tempos antigos. 

Em aproximadamente 700 anos, os romanos construíram cerca de 55.000 milhas de estradas pavimentadas, garantindo dessa forma o movimento rápido de mercadorias, soldados e informações em todo o império. 

As estradas romanas, de modo geral, seguiam uma rota direta pelo campo, habilmente projetadas para facilitar a navegação. Os romanos também foram um dos primeiros povos a usar sinais de trânsito e marcadores de milhas. 

  • Concreto antigo

O concreto desenvolvido pelos romanos ajudou a construir estruturas impecáveis ​​e duradouras, revolucionando a forma de construir. 

Muito estudado por cientistas, a composição desse concreto é superior ao concreto moderno e muito mais ecológica.

Ao analisar esse concreto, foi possível descobrir que ele era composto diferente do concreto que usamos hoje, pois o cimento era combinado com a rocha vulcânica popularmente conhecida como “tufo”, sendo capaz de suportar até mesmo uma deterioração química.

  • O aqueduto romano

Os primeiros aquedutos romanos de que se tem notícias foram construídos em torno de 312 aC. Esses aquedutos usavam o fluxo de descida da água – e a gravidade -, para abastecer os centros das cidades através de grandes reservatórios.

  • Os números romanos

Sendo um dos sistemas de numeração mais populares ainda em uso, sua criação data de algo entre 900 e 800 aC e se deve à necessidade de fornecer um método de contagem padrão para a comunicação e o comércio. 

  • Ferramentas cirúrgicas

Foram os romanos que inventaram procedimentos como a cesariana, além de também inovarem na medicina ao desenvolverem formas de conter perdas imediatas de sangue dos soldados em batalha. 

Ferramentas como bisturis de bronze, ganchos obstétricos, brocas de osso e fórceps e espéculo vaginal também foram criados por eles. 

Por fim, os romanos são considerados pioneiros na forma antiga de cirurgia anti-séptica, ao mergulharem ferramentas médicas em água quente antes da cirurgia.

  • Romanos criaram os jornais

O primeiro sistema sofisticado de circulação de notícias escritas foi criado por romanos. O Acta Diurna, ou “Eventos diários”, eram folhas de notícias manuscritas publicadas diariamente pelo governo entre o ano 59 aC e 222 dC.

Seu conteúdo era composto de notícias políticas, julgamentos, campanhas militares, execuções e grandes escândalos.

O material foi mantido fora de alcance público até que Júlio César o tornou acessível a todos em suas famosas reformas populares.

Você também pode se interessar por