Home ANAFISCO Cidades inteligentes são necessariamente sustentáveis?

Cidades inteligentes são necessariamente sustentáveis?

por ANAFISCO

As cidades inteligentes reúnem uma série de recursos tecnológicos que promovem sua eficiência em diversos setores. Nesse caso, é preciso mencionar que o objetivo de garantir a otimização da gestão urbana passa pela preservação do meio ambiente. Dessa maneira, considera-se fundamental a busca por soluções sustentáveis na consolidação de smart cities.

Um exemplo de cidade inteligente

Zurique é uma capital, localizada na Suíça, que tem um sistema de reciclagem eficaz, contando até a quantidade de lixo usada pela população. O governo local busca excluir o conceito de lixo, adotando ideais inspirados na economia circular. Para isso, as instituições usam uma rede de dados robusta, monitorando todos os processos do fluxo de materiais. Sabendo exatamente cada material utilizado e sua origem, é possível reduzir o impacto ambiental.

A questão da sustentabilidade

Conforme foi visto no exemplo acima de smart city, ao controlar as atividades econômicas, cria-se possibilidades de identificar os níveis de poluição, seja sonora, marinha ou do ar. Portanto, ações corretivas podem ser tomadas com assertividade, adotando abordagens menos agressivas. A tecnologia de veículos elétricos, quando incentivada por políticas públicas, reduz a emissão de gás carbônico, priorizando a saúde climática.

Combatendo os problemas climáticos

O evento da COP 27 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) evidenciou os problemas que devem ser solucionados pelas próximas gerações de líderes globais. A reunião envolvendo personalidades influentes na luta contra o aquecimento global serve para estipular metas e programas capazes de prover a sobrevivência das futuras gerações, colocando o modelo de cidades inteligentes como necessário na orientação de políticas públicas.

Se a oferta de recursos essenciais para a vida humana estão diretamente relacionados à gestão urbana, é imprescindível que a urbanização passe a adotar tecnologias inteligentes que reduzam o desgaste ambiental. Sendo assim, as smart cities são necessariamente sustentáveis.

Você também pode se interessar por