Home ANAFISCO Cidades Inteligentes: Oportunidades e Desafios para o Estímulo ao Setor no Brasil

Cidades Inteligentes: Oportunidades e Desafios para o Estímulo ao Setor no Brasil

por ANAFISCO

O conceito das Smart Cities está intimamente atrelado ao avanço das tecnologias. Novas ferramentas são pensadas a todo tempo para serem aplicadas em uma sociedade mais sustentável. Com isso, surgem também diversas oportunidades tanto para quem quer empreender quanto para quem quer dar os seus primeiros passos no mercado e descobrir nossas possibilidades de trabalho.

São muitas as ideias que podem encabeçar essa lista, mas vamos começar por aquela que vai ser a base de todas. Dentre as principais oportunidades para os empreendedores, podemos citar a mineração e análise de dados. As cidades inteligentes têm a maior parte da sua população, se não quase a totalidade, conectada à internet. Isso gera muitos dados que podem e devem ser analisados: eles serão o pontapé para as demais tecnologias desenvolvidas.

Na lista das grandes oportunidades podemos citar a engenharia de mobilidade. A mobilidade urbana está ligada diretamente ao bem-estar da população. Você já deve ter ouvido relatos de pessoas que agradeceram ao home office implementado durante a pandemia, dentre outros pontos, pelo simples fato de não ter que encarar o trânsito todos os dias. Isso porquê o tempo que perdemos em longos congestionamentos não são contabilizados ao longo do dia em nossas rotinas produtivas.

Para dar conta de todos essas inovações, fechamos a lista das principais oportunidades com as empresas e profissionais de TI e administradores. Os profissionais de TI darão o suporte necessário para que tudo rode nos conformes. Uma vez que os sistemas se conectam, caso haja falha em um deles, o que é possível, mas pode ser evitado, é um profissional de TI que fará a prevenção e também o controle dos eventuais problemas que possam surgir. Já os administradores, ou até mesmo especialistas em direito digital são os que vão estar sempre de olho nas novidades, conhecendo o papel de cada ator nos ambientes de inovação.

Mas a lista de oportunidades não acaba por aqui. Ainda podemos citar os produtores de energia limpa e renovável, indispensáveis para que todas essas tecnologias funcionem a todo tempo; profissionais de saúde e educadores, que vão trabalhar ativamente no atendimento e na inclusão dos cidadãos atendidos; e não podemos esquecer dos desenvolvedores de aplicativos, são eles que colocam tantas inovações na palma da nossa mão além de aproximarem a sociedade das decisões comuns a todos. Diante de tantas oportunidades descritas aqui, você se sente preparado para adentrar nos mercados de uma Smart City?

E se você é gestor público municipal ou estadual, também deve ficar de olho nessas oportunidades, afinal também é papel do poder público dar incentivo e promover a inovação para que cada vez mais as cidades inteligentes surjam em território nacional. Parcerias público-privadas, polos de desenvolvimento ou mesmo rede de educação sólida são a base para construir uma sociedade sustentável.

Os desafios das Smart Cities no Brasil

Apesar dos diversos benefícios de investir nas cidades inteligentes, ainda existem entraves que dificultam o surgimento de mais cidades inteligentes no Brasil, ainda que elas tragam diversos benefícios.

O principal desafio relatado pelos pesquisadores do setor no Brasil é a lentidão dos processos públicos que não seguem a mudanças que essas inovações trazem a toda hora. Você deve se lembrar do caso da chegada da Uber no Brasil, quando muitas das principais capitais do país não estavam preparadas para entender como esse modelo de negócio funcionava. É preciso que as gestões públicas sejam mais dinâmicas e conscientes nesse quesito.

Outro desafio é garantir a qualidade e durabilidade dos serviços prestados. Muitas das inovações tecnológicas dependem umas das outras, portanto um dos maiores desafios é fazer com que essas empresas mantenham um sistema autossustentável, que se prolongue e melhore com o tempo. Como um exemplo bem simples podemos citar os aplicativos de mobilidade urbana. Eles precisam de conexão em tempo real para que os serviços sejam ofertados da melhor forma. Se na cidade onde ele opera não há uma boa cobertura e conexão, o serviço será falho e não atenderá a demanda.

Por fim, dentre os principais desafios das cidades inteligentes está a cultura inteligente que deve estar enraizada na sociedade. O Brasil é um país de dimensões continentais e diverso, portanto instaurar uma cultura que esteja de acordo com as cidades inteligentes esbarra na grande desigualdade social que impera no País. Essa cultura deve vir na educação de base, em escolas modernas e, consequentemente, em universidades e centros técnicos modernos e sustentáveis. Só assim nascem as ideias inovadoras, novos empreendedores e uma mão de obra qualificada para gerir e fazer funcionar uma cidade inteligente.

Se você é gestor público, quais atitudes tem tomado junto a sua gestão para transformar o seu município em uma Smart City?

Se você gostou do que leu aqui, não deixe de responder o nosso questionário. É fácil e rápido e você nos ajuda a produzir mais conteúdos relevantes para a sua rotina como esse.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por