Home ANAFISCO Cidade maravilhosa e mais: o que significam os apelidos das capitais brasileiras?

Cidade maravilhosa e mais: o que significam os apelidos das capitais brasileiras?

por ANAFISCO

As capitais são cidades que servem como sede do governo de um país ou de uma unidade administrativa, concentrando instituições políticas, administrativas e, frequentemente, culturais.

Com o tempo, as capitais vão ganhando apelidos que destacam suas características mais marcantes, seja por suas paisagens, eventos históricos ou peculiaridades locais. Você conhece os apelidos de cada uma delas?

Significado dos apelidos de Manaus, Porto Alegre, Florianópolis e Aracaju

Manaus, a capital do Amazonas, é conhecida como Porto de Lenha. Esse apelido foi criado após uma canção dos anos 70 que se tornou o hino não-oficial da cidade. O nome é uma referência ao antigo trapiche de madeira que originou o porto de Manaus. Já a capital de Rondônia, Boa Vista, acompanha o apelido BV, que são as inicias da cidade.

Porto Alegre tem dois apelidos populares: a abreviação POA e Porto dos Casais. Este último está ligado à origem da cidade, colonizada por casais portugueses vindos das Ilhas dos Açores. Eles se estabeleceram às margens do rio Guaíba, local em que construíram um porto que inspirou o nome da cidade.

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é conhecida como Ilha da Magia. Esse apelido surgiu das lendas que envolvem a ilha de Santa Catarina, onde se encontra a maior parte da cidade. Há rumores de bruxas e lobisomens que habitam ou já visitaram a ilha, alimentando o misticismo local.

Aracaju, capital de Sergipe, assim como Boa Vista, tem um apelido simples. Chamada de Aju, essa abreviação é uma simplificação do nome de um cajueiro que existia no local onde a cidade foi fundada.

Sentidos dos apelidos de Palmas, Natal, Rio Branco e Amapá

Palmas, a capital de Tocantins, é conhecida como Caçula das Capitais. Esse nome se deve ao fato de Palmas ser a capital mais nova do Brasil, fundada em 1989.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é apelidada de Noiva do Sol, devido ao maior índice de insolação do Brasil, com cerca de 3 mil horas de sol por ano.

Rio Branco, a capital do Acre, é conhecida como a Capital da Natureza. Esse nome deve-se ao fato de a cidade ter uma grande área verde, sendo uma das mais arborizadas do país.

Maceió, a capital de Alagoas, é chamada de Caribe Brasileiro por causa das belezas naturais de suas praias, com areias brancas e águas cristalinas que lembram o Caribe.

O apelido Macapaba, de Macapá, capital do Amapá, vem do tupi e significa “lugar de muitas bacabas”. A bacaba é uma palmeira nativa da Amazônia, marcando presença por toda Bacia Amazônica.

Significados dos apelidos de Salvador, Fortaleza e Brasília

Salvador, na Bahia, é conhecida como a Capital da Alegria. Esse apelido representa o espírito alegre dos soteropolitanos, que se manifesta em diversos aspectos culturais, como no carnaval e na música.

Fortaleza, a capital do Ceará, também é chamada de Fortal. Este apelido é uma simplificação do nome da localidade, que deriva do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses no século XVII.

Brasília, a capital do Distrito Federal e do Brasil, é conhecida como BSB. Esse apelido é uma abreviação do código IATA do aeroporto internacional da cidade.

Belo Horizonte, Vitória e São Luís

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é conhecida como Beagá, um modo de pronunciar as iniciais da cidade.

Vitória, capital do Espírito Santo, assim como Florianópolis, é chamada de Ilha do Mel. O apelido foi dado pelos indígenas, que se referiam às águas tranquilas da região e ao manguezal repleto de moluscos e peixes.

São Luís, capital do Maranhão, é conhecida como Ilha do Amor. Esse apelido surgiu de uma música do cantor local César Nascimento, que afirmou que o amor nasceu em São Luís.

Goiânia, Cuiabá e Campo Grande

Goiânia, capital de Goiás, é conhecida como a Capital do Cerrado, devido à sua localização geográfica no bioma do cerrado.

Cuiabá também é chamada de Cuiabrasa, devido ao calor intenso que faz na cidade, com “brasa” referindo-se a algo escaldante.

Campo Grande, por sua vez, é conhecida como Cidade Morena, por causa da cor avermelhada do solo da cidade, rico em óxido de ferro.

Os apelidos de Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife e Teresina

Belém é conhecida como a Cidade das Mangueiras devido à grande quantidade de mangueiras que embelezam suas ruas.

João Pessoa é chamada de Jampa, uma corruptela do nome da cidade criada pelos próprios habitantes, similar a “Sampa” para São Paulo.

Curitiba, no Paraná, é apelidada de Cidade Sorriso. Esse nome reflete o contentamento dos curitibanos com sua cidade.

Recife, capital de Pernambuco, é conhecida como Veneza Brasileira. Assim como a famosa cidade italiana, Recife é cortada por canais e pontes.

Teresina, no Piauí, é conhecida como Cidade Verde devido às suas ruas arborizadas.

E o Rio de Janeiro e São Paulo?

O Rio de Janeiro, por sua vez, talvez tenha o apelido mais conhecido de todos, sendo denominado Cidade Maravilhosa. Esse apelido é oriundo de uma marchinha de 1934, composta pelo artista André Filho. O nome, evidentemente, é uma referência à beleza natural da cidade.

Por último, São Paulo é chamada de Terra da Garoa. A capital paulista ganhou esse apelido devido à garoa frequente, especialmente no final da primavera e outono.

Você também pode se interessar por