Home ANAFISCO Blockchain: Tecnologia sustentável na administração pública Municipal

Blockchain: Tecnologia sustentável na administração pública Municipal

por ANAFISCO

Com o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber o surgimento de diversas ferramentas e dispositivos, capazes de desenvolver e aprimorar ainda mais os processos internos da organização — especialmente a segurança.

E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do blockchain, que promove excelentes benefícios e vantagens para quem deseja tornar dados e informações ainda mais seguras e menos propensas a erros, roubos e até mesmo vazamentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o blockchain.

Afinal, o que é Blockchain?

Antes de tudo, podemos definir que o BlockChain nada mais é do que um tipo de sistema, que faz com que seja possível fazer o rastreio de envios e até mesmo de recebimentos de determinadas informações e dados através do meio digital, ou seja, pela internet.

Em outras palavras, o blockchain são pequenos “pedaços” de códigos que são gerados de forma online, e que tendem a carregar informações conectadas — como é o caso de dados em blocos e tendem a formar uma corrente. É a partir daí que o nome blockchain foi originado.

Sem contar que esse tipo de sistema possibilita a transação e funcionamento das famosas criptomoedas, ou popularmente conhecidas como moedas digitais.

Como essa tecnologia funciona?

Para que tenhamos um conhecimento ainda melhor e mais prático a respeito da funcionalidade dessa tecnologia, vamos citar um exemplo prático: vamos imaginar que exista um trenzinho de brinquedos, onde os trilhos do brinquedo estão espalhados por todo o planeta. Não apenas um trilho, mas milhares, a fim de formar uma rede global.

De forma prática, cada material está dentro de um vagão diferente, onde é validado através de máquinas que são espalhadas pelo mundo inteiro. Quando ele é aprovado, acaba sendo selado por um código extremamente complexo de ler, sem contar que os números também acabam se juntando a outros tipos de vagões.

Para que a segurança seja ainda maior, podemos perceber que cada vagão tende a carregar o seu próprio código, e além de tudo, também carrega o ódio originado do vagão anterior. Sendo assim, caso uma pessoa tente “roubar” algum vagão, ele precisará descobrir mais de um código para poder abri-lo.

Contudo, sabe-se que essa rede de trens não possui nenhum tipo de proprietário, e por esse motivo, todos os envios acabam sendo registrados através de um livro, que se encontra disponível para qualquer pessoa utilizar. A única questão que fica, é que não é possível ver quem enviou a carga, somente a data onde o envio aconteceu.

Levando essa analogia para os termos atuais, podemos perceber que realizar todas essas etapas pode se tornar um tanto quanto complexo. Isso porque as pessoas que possuem as ferramentas necessárias para conduzir esse sistema são pouquíssimas.

Então, os trilhos ditos no exemplo são a computação em nuvem, fazendo com que uma enorme carga de informações possa ser processada de maneira eficiente. Agora, cada vagão do texto é, na verdade, um bloco com uma hash — processo matemático para pegar um arquivo ou mensagem, a fim de gerar números e letras.

O livro de registro dos trens é o ledger — livro-razão — que nada mais é do que um tipo de documento que faz com que as transações possam ser gravadas. De forma prática, esses dados não podem ser apagados, contudo, qualquer usuário poderá acessá-los.

Por que o blockchain pode ser eficiente para a administração pública?

Podemos citar diversos motivos para justificar a eficiência do blockchain neste setor. Mas, de forma resumida, podemos perceber que sua ação permite a criação de uma gama de produtos que são revolucionários, tais como as moedas digitais, criptomoedas, etc.

Além disso, o blockchain também pode ser eficientemente utilizado para validar documentos importantes, além de operações financeiras, rastreamento de cargas, comercialização de produtos, e até mesmo para validar votos.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por