Home ANAFISCO   A gestão pública e o Governo 4.0 – Parte II

  A gestão pública e o Governo 4.0 – Parte II

por ANAFISCO

Vivemos em uma época de revolução tecnológica, onde todos os negócios do mercado são influenciados pela tecnologia, com seus aparelhos digitais, sistemas e comunicação virtual. Ela está presente em tudo o que fazemos em nossa vida.

O novo mundo digital proporcionou uma grande transformação na forma de se comunicar e no meio comercial. Todas as áreas foram influenciadas por essa revolução e, através dela, tem sido possível evoluir cada vez os produtos e serviços oferecidos.

Estamos presenciando a era da Indústria 4.0, onde usamos os recursos ilimitados proporcionados pela tecnologia a fim de melhorar a eficiência e produtividade, conseguindo assim desenvolver produtos e serviços em larga escala.

A Indústria 4.0 se relaciona com a Revolução Industrial 4.0, a qual se refere às grandes mudanças proporcionadas pela tecnologia em nossa sociedade nos últimos tempos. E dentro do conceito de Indústria 4.0 se encontra o Governo 4.0.

Essa última pode ser definida como a nova forma de governar baseada na revolução tecnológica que estamos presenciando. É um novo método de governo que proporciona diversos benefícios tanto para a os governantes quanto para a população.

Desse modo, o Governo 4.0 nada mais é do que o conceito da Revolução Industrial 4.0 aliado à política. Isso é utilizado principalmente para proporcionar uma melhora na gestão pública com o objetivo de diminuir os custos desnecessários, melhorar serviços e poder dar ainda mais força à democracia.

A gestão pública no Governo 4.0

Essa nova forma de governo aliada à tecnologia é adotada, principalmente, para conseguir diversas vantagens para a gestão pública. Isso faz com que o trabalho a ser desenvolvido seja melhor direcionado, bem como os custos, para áreas mais importantes como segurança, saúde e educação.

Através da tecnologia, o setor público pode contar com algumas vantagens proporcionadas pelo Governo 4.0, entre elas o armazenamento de documentos em nuvem, redução da inadimplência, corte dos custos, intensificação no combate às fraudes, melhoria da gestão de estabelecimentos públicos e das finanças.

Nesse novo modo de governar, a população também sai ganhando ao poder contar com serviços com menos burocracia e mais agilidade na resolução de problemas. Aplicativos são um dos melhores exemplos que pode mostrar essa nova realidade.

Com mais tecnologia é possível ter melhor e maior acesso às informações. Muitas vezes, dependendo do serviço, as pessoas podem acompanhar seu andamento em tempo real e tirar dúvidas a qualquer momento, sem precisar sair de casa e pegar filas e senhas.

Muitas são as tecnologias que podem contribuir para o Governo 4.0 e proporcionar uma gestão pública cada vez melhor e mais transparente. Podemos citar:

  • digitalização, que é uma das principais transformações, permitindo a entrada dos documentos físicos para o meio digital, proporcionando uma agilidade maior dos processos;
  • A segurança dessas informações podem ser mantidas através do Big Data, onde os dados ficam disponíveis em um sistema no qual o acesso é restrito, sendo permitida apenas a entrada daqueles usuários que souberem a senha;
  • Inteligência Artificial (IA) também é uma das revoluções tecnológicas usadas nesse meio. Ela ajuda na detecção de fraudes e de sonegação ao identificar certos comportamentos que não pareçam normais, fazendo isso através do cruzamento de dados;
  • Outra contribuição tecnológica interessante é o blockchain, que se trata de um banco de dados que realiza todas as movimentações no sistema do governo. Ela é uma ferramenta poderosa pois suas informações não podem ser alteradas, levando maior segurança e proteção aos dados, podendo também ser aplicadas em diversas áreas importantes da sociedade, como saúde.

Porém, não só de vantagens vive o Governo 4.0. Vários desafios também são enfrentados para realizar uma gestão pública eficiente através desses novos processos tecnológicos. Entre os principais desafios está a exclusão. Isso faz referência à parte da população que não tem acesso às tecnologias ou aquelas que não sabem usá-la de forma adequada.

Outro problema se associa a falta de investimento para proporcionar um sistema digital qualificado para a população. Falta de centralização de informações e má otimização dos aplicativos são uma das grandes questões enfrentadas pelo governo brasileiro nessa nova era tecnológica.

Queremos saber sua opinião sobre a gestão pública! Responda o nosso questionário para entendermos qual o seu posicionamento sobre o assunto!

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por