Home ANAFISCO 3 maneiras pelas quais as cidades podem promover uma mobilidade mais verde

3 maneiras pelas quais as cidades podem promover uma mobilidade mais verde

por ANAFISCO

A sustentabilidade é um princípio que norteia as decisões das maiores organizações do mundo. Preocupadas com o futuro das próximas gerações, empresas e governos reúnem forças para combater o desastre climático. Isso inclui promover ações que aumentem a eficiência do fluxo de materiais e pessoas, evitando não só o congestionamento, mas o impacto ambiental negativo gerado pela emissão de gás carbônico.

Priorizar transportes coletivos

É claro que os transportes coletivos à combustível já ajudam a melhorar a qualidade do trânsito, ao reduzir a liberação de CO2 por metro quadrado. No entanto, atualmente existem modelos de ônibus que funcionam a partir de energia elétrica. Pensar em ampliar a malha desse tipo de veículo urbano e focar na construção de corredores específicos, facilita a transição para uma gestão mais ecológica e responsável.

Construção de ciclovias

Na maioria dos países em desenvolvimento, o crescimento das cidades ocorreu de forma tardia e rápida. Portanto, não houve um plano tão eficaz a ponto de manter uma urbanização organizada. Os grandes centros econômicos recebem milhões de cidadãos que saem da periferia e precisam passar por uma readequação, pensando na dificuldade de locomoção devido à concentração demográfica. As ciclovias democratizam o acesso a vias públicas, estimula o aluguel de bikes elétricas que por sua vez, possibilitam o monitoramento.

Mudanças na infraestrutura

Seguindo no mesmo pensamento da ciclovia e um novo layout para as cidades, viabilizando a conexão. É necessário preservar áreas verdes, incentivar o mercado da construção civil voltado à prédios que usam tecnologia no controle de gastos e criar mecanismos capazes de reduzir a irresponsabilidade ambiental. A informação também é extremamente importante, então cabe valorizar aplicativos públicos que promovem o uso consciente da cidade.

Você também pode se interessar por