Home ANAFISCO 15 programas de inovação para o setor público

15 programas de inovação para o setor público

por ANAFISCO

A inovação vem ganhando cada vez mais espaço no setor público. Assim como esse tema se difundiu na iniciativa privada nos últimos dez anos, as instituições públicas e seus gestores também começam a enxergar as possibilidades decorrentes de uma abordagem estruturada de gestão da inovação. Abaixo, uma série de organizações públicas e não governamentais de diferentes locais do mundo que estruturaram a inovação para ela prover diferentes tipos de resultados.

Brasil e América Latina

iGov SP – São Paulo – Brasil

A Rede Paulista de Inovação em Governo foca na melhoria dos serviços públicos e da gestão do estado de São Paulo. Promove diferentes iniciativas para criar as condições para que a inovação ocorra nos órgãos públicos estaduais.

GovLab

http://thegovlab.org/about/

O Governance Lab foi criado em 2012 pela Fundação MacArthur and Knight para repensar a forma de atuação dos governos. Além de pesquisa, comunicação e treinamento, busca ter um papel ativo na utilização da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos.

Laboratorio de Innovacion Pública – Corfo – Chile

http://www.corfo.cl/sala-de-prensa/noticias/2014/septiembre-2014/14-instituciones-publicas-inician-programas-de-innovacion-para-mejorar-su-gestion-y-atencion-a-usuarios?CodTemplate=20120119160315

Criado recentemente pelo governo federal do Chile, o Laboratório entrará em funcionamento no final deste ano e estará encarregado de conduzir e projetos inovadores que venham melhorar a produtividade e serviços públicos. É um espaço para promover a inovação dentro do setor público.

Estados Unidos

SF Mayor’s Office of Civic Innovation – San Francisco – Estados Unidos

http://innovatesf.com/

Conjunto de iniciativas da prefeitura de San Francisco para conectar a inovação com o serviço público. Projetos como ImproveSF, Mayor’s Innovation Roundtables, SF Open Law, Living Innovation Zone e outros visam criar o ecossistema para a inovação, melhorando serviços públicos e a atuação da prefeitura.

New Urban Mechanics – Boston e Philadelphia – Estados Unidos

http://www.newurbanmechanics.org/

Iniciativa da prefeitura de Boston para trazer inovações tecnológicas para os serviços públicos. Atua como uma incubadora para conectar os órgãos públicos e empreendedores da região visando desenvolver pilotos de projetos inovadores.

Innovation Delivery Team – Chicago, Louisville, Memphis, Atlanta e Nova Orleans – Estados Unidos

http://www.bloomberg.org/program/government-innovation/innovation-delivery-teams/#overview

Programa financiado pela Bloomberg Philantropies apoia com recursos e metodologia cidades americanas para inovar e resolver os principais problemas locais.

Europa

Futurs Publics – França

http://www.modernisation.gouv.fr/mots-cle/futurs-publics

Programa federal voltado para modernizar a atuação do serviço público na França. Lançado em 2013 promove o espírito de inovação nas organizações públicas através de seminários, metodologia, cooperação e projetos piloto de serviços inovadores.

La 27e Region – França

http://blog.la27eregion.fr/-About-la-27e-Region-

Criada em 2008 é um ONG que visa apoiar os governos das regiões francesas a desenvolver experimentos inovadores nos serviços públicos prestados. Utiliza as técnicas de design, inovação social e ciência social para fazer a inovação acontecer no setor público.

Nesta – Reino Unido

http://www.nesta.org.uk/

Similar a La 27e Region, a Nesta é uma organização sem fins lucrativos que apoia no desenvolvimento de inovações no setor público. Atua em parceria com o governo e parceiros privados.

Mind Lab – Dinamarca

http://mind-lab.dk/en/

Vinculado ao governo federal, o Mind Lab é uma unidade de desenvolvimento de projetos inovadores para melhorar os serviços públicos em parceria com a comunidade. Além dos programas possui também um espaço físico de criação e desenvolvimento de inovações.

The Behavioural Insights Team – Reino Unido

http://www.behaviouralinsights.co.uk/about-us

O BIT é uma joint venture entre o governo do Reino Unido e a Nesta e visa utilizar a os insights comportamentais para gerar inovações sociais.

Início4

Australia, África e Ásia

Public Sector Innovation – Australia

http://innovation.govspace.gov.au/

Programa de inovação voltado para os servidores federais do governo da Austrália (Australian Public Service – APS). Disponibiliza um conjunto de ferramentas para serem utilizados nos diferentes departamentos e regiões do país. Além disso, promove eventos para disseminar a importância do tema no setor público e coordena uma rede de agentes públicos.

Centre for Public Service Innovation – África do Sul

http://www.cpsi.co.za/

Criado pelo governo federal do país africano, visa facilitar a geração de novas ideias permitindo que pilotos sejam realizados no âmbito da administração pública. Busca criar uma cultura de inovação no setor público.

PS21 Office – Singapura

http://www.psd.gov.sg/content/psd/en/aboutpsd/PS21.html

A agência visa criar o serviço público do século 21 no governo de Singapura. Funciona como um programa de ideias interno que busca envolver os servidores públicos.

Seoul Innovation Burea – Seoul – Coréia do Sul

http://theiteams.org/case-studies/seoul-innovation-bureau

Programa da cidade de Seoul busca aproximar os cidadãos do processo de inovação nos serviços públicos. Por meio da tecnologia busca insights, soluções de problemas e novas ideias para melhorar a vida da população.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por